As ameaças à maior floresta tropical do mundo e os desafios do próximo governante para protegê-la 

A parceria entre Greenpeace e Estúdio Fluxo promove uma série de debates para discutir como o Meio Ambiente é inserido no contexto eleitoral. Sujeito Oculto: política e meio ambiente reune especialistas para falar dos principais desafios socioambientais que o próximo governo enfrentará.

Em seu episódio mais polêmico, a série aborda a Amazônia, centro de eterna disputa entre poder, direitos e desenvolvimento.

Com a mediação do jornalista Bruno Weis, (Greenpeace), os convidados André Villas-Bôas (Instituto Socioambiental – ISA), Marcio Astrini (Greenpeace) e o cineasta Daniel Augusto (diretor de Amazônia Desconhecida) conversam sobre os riscos que cercam a Amazônia.

O programa ao vivo, transmitido via streaming, trouxe ainda o depoimento gravado de Claudelice Santos e Cosme Capistrano, líderes rurais ameaçados de morte, assim como a opinião do procurador da República Camões Boaventura, um dos responsáveis por garantir a consulta dos povos da floresta no caso das hidrelétricas previstas para o rio Tapajós.

Um dos assuntos mais em voga foi o ciclo da madeira ilegal na região, uma vez que 80% da exploração é feita de maneira ilícita no Brasil. O Greenpeace acaba de confirmar essa atividade em recente rastreamento de caminhões. Confira no site da campanha Chega de Madeira Ilegal!

Abaixo, os melhores momentos do debate:

Amazônia desgovernada

  

Análise da gestão do governo em relação à preservação da floresta e de sua população tradicional. Marcio Astrini fala da PEC 215 e André Villas-Bôas ressalta a inoperância do Estado para mediar os conflitos no campo e o desmatamento.

Amazônia, terra da grilagem
 
A grilagem é uma forma subversiva de requisitar posse de terras da União. “A grilagem no Brasil vem desde 1500, e é um dos maiores problemas da Amazônia”, atesta André Villas-Boas. Marcio Astrini explica como o grileiro atua e as consequências de suas ações para a floresta e o País.

Conflitos no Campo
 
O depoimento de Claudelice Santos e Cosme Capistrano, lideranças rurais ameaçadas de morte no interior do Pará. A maioria dos conflitos são consequências da grilagem de terra, do avanço do agronegócio e do desmatamento. “São quase 450 pessoas assassinadas – ou melhor, abatidas – na Amazônia”, conta Marcio Astrini.

Madeira Ilegal
 
“Não existe um esquema de crime e fraude no País como o da Amazônia”, revela Marcio Astrini. 80% da exploração de madeira no País é ilegal, e essa questão merece mais atenção do governo brasileiro. André Villas- Bôas questiona: “É uma exploração consentida. Uma quantidade gigante de toras de madeira e ninguém vê?"

Sem floresta, sem água
 
A relação da Floresta Amazônica com a chuva no resto do Brasil. A Amazônia é responsável por grande parte das precipitações na região sudeste do Brasil, que hoje sofre com histórica crise hídrica. Se desmatar a floresta, a água acaba junto.

 Compartilhe o vídeo nas redes sociais e mostre aos seus amigos e familiares. Esse debate, tão importante para o futuro do país, deve ser cada vez mais pluralizado, para que a cobrança sobre nossos governantes seja efetiva.