A Apple anunciou que investirá 850 milhões de dólares na aquisição de um sistema fotovoltaico capaz de gerar 130 MW de eletricidade, o suficiente para abastecer 50 mil casas na ensolarada Califórnia, todas as lojas de varejo da marca no mesmo estado, além do centro de dados da empresa. Trata-se de um negócio verdadeiramente grandioso em termos de energia solar.

Graças a um empurrãozinho do Greenpeace e seus parceiros, não apenas a companhia da famosa maçã está se movendo rumo a um futuro mais sustentável, mas outras empresas de tecnologia como Facebook, Google, Microsoft, Rackspace, Salesforce e mais recentemente a Amazon.com, também expandiram seus horizontes para um caminho renovável. Nos últimos três anos, mais e mais empresas têm se comprometido com formas mais limpas de energia.

Ativistas do Greenpeace protestam em frente à loja revendedora da Apple em São Paulo. (© Greenpeace/Alexandre Cappi)

Em 2012, a Apple se comprometeu a implantar 100% de energia renovável em suas operações, e desde então, se moveu como nenhuma outra para cumprir este compromisso, culminando no mais recente anúncio do CEO da empresa, Tim Cook, de que a Apple acaba de fechar um acordo gigantesco para geração de energia solar na Califórnia.

Enquanto outras empresas que se comprometeram com a mesma meta também podem ser elogiadas por apontarem seus caminhos no rumo das energias renováveis, seria ótimo que todas dessem ouvidos à declaração feita por Cook: "Nós (Apple) sabemos que a realidade das mudanças climáticas é real. O tempo para conversa ficou no passado", disse ele. "A hora de agir é agora.”

Esta é uma excelente notícia, especialmente por conta da ausência da mudança climática nas pautas governamentais. Independentemente de políticas públicas promovidas por políticos, o debate deve existir e ações devem ser tomadas.

A Apple está ditando o ritmo da indústria para o que significa não só se comprometer com 100% de energia renovável, mas para avançar verdadeiramente até alcançar este objetivo.