Durante sexto encontro do Juventude Solar, os jovens de Vila Isabel aprenderam sobre empregos verdes (©Greenpeace)

Esse sábado foi o sexto encontro do Juventude Solar no Centro Comunitário Lídia dos Santos, no Morro dos Macacos. O tema desta vez foi empregos verdes e tivemos um sábado com muito aprendizado. Aprendemos que emprego verde é todo posto de trabalho que ajuda a reduzir os impactos ambientais nas atividades econômicas, seja diminuindo as emissões de carbono ou conservando a biodiversidade.

Esse é um mercado limpo que está crescendo cada vez mais no Brasil e que hoje já é bastante significativo, são cerca de 3 milhões de empregos verdes. Um país como o nosso ainda tem um potencial imenso para multiplicar esse número e fazê-lo aumentar.

Descobri durante o encontro do Juventude Solar que serviços de telecomunicação são trabalhos verdes. Por não precisarem de deslocamento de pessoas e de cargas são considerados empregos com baixa emissões de gases estufa. Achei muito interessante!

Como tudo que é bom dura pouco, hoje foi nosso último encontro antes da instalação das placas solares. Passou rápido, mas foi um tempo de muito aprendizado. Na próxima vez em que nos encontrarmos, ainda vamos aprender na prática colocando as mãos nas placas que irão para o telhado do Centro Comunitário. E é claro que além do trabalho duro, nós vamos nos divertir muito.

*Caio Nascimento é um dos jovens que participa do Juventude Solar