© Isabelle ROUVILLOIS / Greenpeace

Ciberativista, sua intervenção tem surtido efeito. Aldo Rebelo, deputado que tenta alterar o código florestal para pior, trocou os pés pelas mãos ao tentar justificar sua iniciativa de ampliar a destruição de nossas florestas.

No início de abril, milhares de ciberativistas do Greenpeace começaram a enviar emails ao deputado Aldo Rebelo. O pedido era que protegesse, e não destruisse nossas matas. Há cerca de uma semana, ele responde a esses emails tentando explicar sua posição. Sem sucesso. Sua resposta gerou nas redes sociais e em nosso site mais manifestações contra as alterações no código.

Roberta, ciberativista, resolveu respondê-lo, e mostrou que sabe o porquê de manter sua posição:

Caro Deputado,

Enviei sim uma carta através do Greenpeace. Acho completamente insignificante o Greenpeace ser uma ONG holandesa e a quantidade de cobertura vegetal da Holanda, que tem uma história completamente diferente da do Brasil e que não nos importa nem um pouco no caso em questão.

A sua resposta me parece mais uma tentativa de emocionar o eleitorado do que de esclarecer a questão. Ao que me consta, as alterações no Código Florestal Brasileiro são consideradas um risco para as florestas do país pelo próprio coordenador do Núcleo dos Biomas Mata Atlântica e Pampa do Ministério do Meio Ambiente, Wigold Schäffer. Ele também é mal informado, Deputado?

Sou a favor de que os pequenos produtores tenham crédito, mas isso é uma questão completamente diferente. O senhor poderia elaborar uma proposta de crédito para os pequenos proprietários rurais, já que a questão lhe comove tanto.

Segundo o próprio Wigold Schäffer, a proposta tem impacto tanto sobre a Amazônia como a mata atlântica. E sim, sou contra a alteração de uma lei que preserva o pouco que sobrou da mata atlântica, alterando inclusive o conceito de Área de Preservação Permanente, quando essas áreas já têm grandes dificuldades para gerir e proteger a área que lhe cabe e que é muito pequena.

Também sou contra a redução da área de reserva legal de 80% para até 50% nos imóveis rurais. Sou contra a possibilidade de reduzir a área de preservação para até 30% da propriedade, no caso de uso para plantio de espécies florestais com técnicas de manejo ambiental. E contra a possibilidade de reflorestar áreas já desmatadas na Amazônia com espécies exóticas, o que pode trazer um grande impacto ambiental para a área, como o senhor deveria saber e não deveria apoiar.
Considero vergonhoso que o senhor Deputado Aldo Rebelo pense que só por ser holandesa o Greenpeace não é formado por muitos brasileiros e mais vergonhoso ainda que pense que pessoas de outros países não podem se interessar honestamente pela preservação das florestas brasileiras. Também é vergonhoso menosprezar a capacidade de entendimento e de informação das pessoas que lhe enviaram cartas respondendo a elas de maneira subjetiva e que não esclarece de fato a proposta de alteração do Código Florestal.

Portanto reitero o fato de que se o Deputado é a favor dessas alterações está, na minha opinião, prestando um desserviço ao povo brasileiro e com certeza não contará com meu voto no futuro.

Atenciosamente,
Roberta


Você também pode escrever direto ao Aldo Rebelo r
eforçando que você é contra as alterações que ele propõe para o código florestal. Seu email é