Fernando da Mata é o grande vencedor do Solariza e como prêmio, levou um sistema de energia solar fotovoltaica para sua casa

Fernando com sua esposa, filhos e cachorra antes da instalação das placas solares em sua casa. (©Antônio Stickel/Greenpeace)

Fernando da Mata andava incomodado com o valor de suas contas de luz. Todos os meses, ele gastava entre R$ 200 e R$ 300. Sua casa fica em Aparecida de Goiânia (GO), e lá ele vive com sua esposa, os dois filhos, de 9 e 6 anos. Em agosto do ano passado, Fernando soube do jogo Solariza e viu ali uma chance única: se divertir e ainda concorrer a um sistema de energia solar fotovoltaica.

Na plataforma do Solariza, o jogador acessa um mapa do Brasil e instala painéis fotovoltaicos virtuais em telhados de casas, prédios, galpões etc. Fernando solarizou o equivalente a 26 mil telhados! Ficou em primeiro lugar, ganhou o jogo e um sistema de energia solar para sua casa! Agora, a família da Mata tem em seu telhado a solução para as contas de luz ficarem mais baratas e sua energia, mais renovável. 

O sistema que a família ganhou tem 1,8 kWp, e irá gerar energia suficiente para reduzir em até 90% as contas de luz (aproximadamente 195 kWh por mês). Fernando já tem planos de como usar o dinheiro economizado. “Meus filhos estão se interessando cada vez mais por esportes e querem fazer aulas de caratê. Eu acho bom que eles não fiquem só em casa, mas eu não tinha dinheiro para pagar uma escolinha”, diz.

No ano passado, Fernando chegou a fazer o orçamento de um sistema fotovoltaico, mas infelizmente o valor estava acima de suas possibilidades. Ele acredita que o governo brasileiro deveria não só incentivar mais essa fonte, como também disseminar melhor as informações sobre ela. “Não é todo mundo que sabe como funciona a energia solar e que todos nós podemos gerá-la em casa”.

O vencedor do Solariza diz que várias pessoas estão perguntando para ele sobre energia solar e isso o incentivou a estudar para entender mais sobre o assunto. “Antes, eu até sabia, mas não poderia explicar em detalhes. Agora, tenho tudo na ponta da língua porque eu pesquisei e li muito a respeito da fonte solar”.

Com sua história, é fácil ver que Fernando representa duas grandes missões do Solariza: levar conhecimento sobre a energia do Sol e, também, mostrar que qualquer brasileiro pode gerar sua própria eletricidade em casa. Precisamos agora continuar esse movimento e levar cada vez mais energia solar para o Brasil!

Enquanto o Governo não faz a parte dele, o Greenpeace convida todos os estudantes do Brasil a participar do Desafio Solar para Negócios Sociais.  Nosso objetivo é incentivar e ajudar os jovens a desenvolver modelos de negócios que democratizem a energia do Sol!

 

Entidade solarizada

Em fevereiro, o Greenpeace finalizou uma outra etapa do Solariza e doou um sistema de energia fotovoltaica à Associação Amarati, que cuida de pessoas com com lesões neurológicas ou com necessidades especiais. Conheça essa história aqui.