Cena do filme "Blood in the mobile" (Divulgação)

Hoje o CineClube SocioAmbiental exibe o documentário “Celular Manchado de Sangue” (Blood in the Mobile), dirigido pelo dinamarquês Frank Piasecki Poulsen. O filme mostra o lado obscuro da produção de celulares no mundo. No Congo, a floresta tropical dá lugar a minas clandestinas, de onde sai a maior parte dos minerais usados na indústria de telefonia celular.

A República Democrática do Congo é um dos países que abrigam a segunda maior floresta tropical do mundo, só perdendo para a Amazônia. Outra característica a aproxima da nossa floresta: é um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo. Em parte, sua destruição se explica pela situação econômica das populações locais, que devastam a floresta para a agricultura de subsistência e extrativismo mineral. No caso da Rep. Democrática do Congo, a interminável guerra civil cria um cenário de falta de governança, o que facilita o desmatamento desenfreado da região.

Essa realidade é exposta pelo documentário, que mostra as condições precárias às quais os mineradores estão sujeitos. Crianças trabalham dias a fio nas minas e, junto com outros adultos, espremem-se em túneis estreitos, sem condições mínimas de segurança. Tudo isso é fiscalizado por homens armados. Segundo a ONU, a atividade financia os grupos armados que disputam a guerra civil no país. Cinco milhões de cidadãos já morreram em consequência desse conflito armado, que se arrasta por 15 anos na República Democrática do Congo.

O filme é um tentativa para pressionar a Nokia, maior fabricante de celular do mundo, a tomar uma atitude. E assumir suas responsabilidades socioambientais.

  • Local: Cine-clube Socioambiental
  • Endereço: Rua Fidalga, 521 - Vl. Madalena
  • Data e horário: 12/04/2011, às 20hs
  • Entrada gratuita

Assista ao trailer do filme (em inglês):