segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Guarda-costeira russa a bordo do Arctic Sunrise.

A Guarda Costeira russa ameaçou usar força para a retirada do navio Arctic Sunrise da rota do Mar do Norte, caso fosse necessário. O navio quebra-gelo do Greenpeace vinha realizando um protesto pacífico ao permanecer em um local onde não teve autorização para navegar, apesar de preencher todos os requisitos legais necessários para tal.

Depois de embarcar no Arctic Sunrise, a Guarda Costeira realizou uma vistoria e repetiu sua afirmação de que o navio havia entrado ilegalmente na área. Alertou também que, se necessário, usaria a força em caso de permanência, inclusive abrindo fogo sobre o navio.

O Greenpeace entrou na região para protestar pacificamente contra a exploração de petróleo no Ártico pela companhia estatal russa Rosneft e pela gigante ExxonMobil. O navio vai deixar a rota hoje para proteção da equipe, mas o Greenpeace International encaminhará via governo holandês uma queixa legal contra violação do direito internacional do mar e liberdade de expressão na Rússia.

"Somos um navio de protesto pacífico e não fizeram nada para justificar a ameaça de força contra nós. Não vamos parar os protestos até que a exploração no Ártico seja proibida. Não vamos nos calar", disse Christy Ferguson, coordenador da campanha do Ártico a bordo do Arctic Sunrise.