Ativistas protestam em Bonn e pedem comprometimento de ministros de Meio Ambiente com energias renováveis e redução de gases do efeito estufa (©Greenpeace)

Mais de 100 pessoas se manifestaram hoje em Bonn, na Alemanha, em frente ao hotel onde os Ministros do Meio Ambiente dos governos que participam das reuniões dos SBI (Órgão Subsidiário de Implementação) da Conferência do Clima da ONU.

Com a mensagem “Nós escolhemos: energias renováveis. Poder popular agora!”, organizações de todos os continentes - incluindo sindicatos, movimentos sociais, grupos ambientais, de gênero e grupos de jovens, grupos indígenas e ONG’s – exigiram ação dos 198 países-membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

Uma declaração foi entregue ao ministro do Ambiente do Peru, Manual Pulgar-Vidal, para o ministro das Relações Exteriores da França, Laurence Tubiana, e para a vice-ministra de Relações Exteriores da Venezuela, Claudia Caldera, com demandas urgentes de redução de emissões de gases do efeito estufa e o comprometimento de fato com mudanças globais.

A manifestação em Bonn mostrou o crescente apoio público para que atitudes sejam tomadas para evitar as mudanças climáticas e por uma transformação justa das matrizes energéticas. Para Martin Kaiser, chefe da delegação do Greenpeace nas negociações, “ao não se mover para eliminar progressivamente o carvão e o petróleo, os ministros aqui reunidos deixam claro que não estão falando sério sobre limitar o aquecimento global.”

O Brasil também precisa fazer sua parte quando a discussão é mudança climática. Se o país quiser ser um bom exemplo dentro do contexto do novo acordo global de mudanças climáticas – que será firmado em 2015, na COP (Conferência das Nações unidas sobre Mudanças do Clima) de Paris – também terá que cumprir sua parte apresentando metas apresentar metas concretas e ambiciosas de redução de emissões para o período pós-2020 ainda neste ano.