Desde fevereiro de 2014 as placas solares do Minha Casa, Minha Vida, em Juazeiro, já gerou cerca de 2.000.000 kWh de energia limpa, comercializada no mercado livre. O dinheiro desta venda é depositado na conta das famílias. Ao promover a capacitação de moradores na instalação das placas, a iniciativa também promoveu a união entre as pessoas e a inclusão social, já que aumentou a renda da população local., (©Greenpeace/Carol Quintanilha)

 

Está no ar um abaixo assinado da Avaaz para pressionar os governadores a assinarem o convênio nº 16 do CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária), que permite aos Estados eliminar o imposto ICMS que incide na geração de eletricidade por meio de painéis solares, tornando essa energia mais barata e contribuindo para sua popularização. 

Ajude a fazer com que o Sol brilhe mais forte em todos os cantos do Brasil! Assine e divulgue a petição.

O Brasil é, sem dúvida, um dos países mais ensolarados no mundo. Tanto Sol serve para muito mais do que bronzear os brasileiros no verão, toda a irradiação solar poderia ser aproveitada para gerar energia limpa e renovável e ainda aliviar a rede elétrica em tempos de crise.

Até agora quatro Estados interessados em incentivar a energia solar isentaram seus cidadãos que optam por gerar sua própria energia de pagar o tributo: São Paulo, Pernambuco, Goiás e Minas Gerais. Eles representam 40% da população brasileira, que passa a ter a possibilidade de gerar sua própria energia de forma mais barata, sustentável e democrática. Vamos pedir que todos os governadores incentivem a energia solar no Brasil e, juntos, fazer a revolução solar!

Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a desoneração do ICMS em todos os estados faria com que o país tivesse 55% a mais de sistemas instalados em 2023 do que o que seria alcançado se o cenário permanecesse o mesmo.

Se você também quer um Brasil solar assine e compartilhe a petição!

Ajude a derrubar o ICMS, assine a petição