O ano de 2015 chega ensolarado para o escritório do Greenpeace Brasil em São Paulo. Isso porque está em andamento a instalação de um sistema fotovoltaico que será responsável por gerar 20% da eletricidade consumida em todo o prédio que, em junho deste ano, se tornou a nova casa da organização.

Sistema fotovoltaico no antigo escritório do Greenpeace Brasil em São Paulo, em 2007. (© Greenpeace/Rodrigo Baleia)

 
Na sede antiga, localizada no Butantã, contávamos com um sistema fotovoltaico desde 2007, cinco anos antes de a possibilidade de o brasileiro gerar sua própria eletricidade ser regulamentada pelo governo. Essa regulamentação veio em dezembro de 2012, por meio da  resolução 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), segundo a qual todos podem ser micro ou minigeradores: produzir sua própria energia elétrica e receber descontos na conta de luz proporcionais ao valor gerado.

“Essa é não só uma forma de economizar na conta de luz e ficar menos suscetível aos aumentos da tarifa, mas também de ajudar na construção de um futuro mais renovável e sustentável para o país”, afirma Bárbara Rubim, da campanha de Energias Renováveis do Greenpeace Brasil.

Quer saber mais sobre como ter um sistema em sua casa? É só dar uma olhada na nossa cartilha!