Neste final de semana, o Juventude Solar realizou a instalação de um sistema fotovoltaico no Centro Comunitário Lídia dos Santos, no Morro dos Macacos, em Vila Isabel. Eu estava muito ansioso e apreensivo para esse dia e os motivos eram inúmeros: levar energia solar para Vila Isabel, oferecer energia limpa e renovável e também ver a alegria dos jovens e saber que ensinamos e aprendemos durante o projeto. O final de semana foi o ponto alto de tudo que vivenciamos nas últimas seis semanas.

As capacitações estão chegando ao final e tenho certeza de que esses jovens estão diferentes do que quando os encontramos pela primeira vez, no começo do mês de abril. Os encontros mudaram estes jovens e acredito que, hoje, eles são capazes de ver a comunidade em que moram como um exemplo para o Brasil e para o mundo.

Levamos informações preciosas para Vila Isabel: ensinamos sobre eficiência energética, explicamos a importância dos empregos verdes e como este mercado está crescendo e que eles poderão preencher essas vagas. Fico feliz e satisfeito por ver que o Juventude Solar despertou o interesse desses jovens pela energia solar e que tive a oportunidade de fazer parte deste projeto. Que venham as próximas instalações!

*Rafael Gomes é voluntário do Grenpeace Brasil