Integrando imagens de satélites e dados de campo, a agência espacial americana (NASA) conseguiu produzir o primeiro mapa global com a altura das florestas do mundo. Os números podem ajudar a medir com mais precisão a contribuição que as florestas têm na estocagem de carbono.

Uma série de fatores é levada em consideração para essa conta, como o tipo de vegetação, as espécies de árvores encontradas e, também, a altura delas. Para fazer o cálculo, são várias as metodologias usadas mundo afora, o que abre espaço para imprecisões na hora de comparar os números de áreas diferentes. O mérito do novo mapa é justamente uniformizar a metodologia numa análise global.

Em tempos de acordos internacionais sobre a importância de se manter florestas de pé, a notícia da NASA é vista com bons olhos. Os autores do estudo, porém, afirmam que o mapa – e as potencialidades de seu uso – será aperfeiçoado aos poucos.

Das cerca de sete bilhões de toneladas de carbono que nós, humanos, emitimos a cada ano, cientistas acreditam que aproximadamente dois bilhões sejam absorvidas pelas matas.