Mil barbatanas negras de tubarões feitas de cartolina – simbolizando apenas cinco minutos de pesca desses animais pela frota industrial global, que chega a 100 milhões de animais por ano – foram plantadas em Copacabana neste sábado para protestar contra a omissão do governo brasileiro ante o contrabando generalizado, e a venda legalizada, de barbatanas de tubarão das águas jurisdicionais brasileiras para os mercados asiáticos.

 
O protesto é uma iniciativa da Divers for Sharks ­–­ Mergulhadores pelos Tubarões, uma campanha que já reúne empresários, profissionais e amadores do mergulho em 128 países e que pretende fazer com que essa comunidade seja ouvida pelos legisladores e funcionários de organismos internacionais de pesca.
 
O evento no Rio de Janeiro, é o primeiro de muitos que a Divers for Sharks pretende organizar no Brasil para ampliar a conscientização pública sobre o desaparecimento dos tubarões em nossas águas, que são predadores considerados essenciais para a manutenção do equilíbrio ecológico dos oceanos. A reunião da ICCAT ocorre de 17 a 27 de novembro na França e poderá definir se medidas efetivas de conservação dos tubarões serão, finalmente, adotadas para o Oceano Atlântico.

Nesse mesmo mês, os tubarões ganharam mais um apoio. Um grupo de renomados cientistas que se reuniu em Brasília, encaminhou uma série de recomendações urgentes para a proteção desses animais ao Ministério do Meio Ambiente, como por exemplo:
1. implantação de programas governamentais para levantamentos faunísticos e monitoramento científico da pesca comercial;
2. delimitação de áreas de exclusão de pesca na costa brasileira;
3. permissão de pesca apenas com linha de náilon;
4. obrigatoriedade de desembarque de tubarões com nadadeiras naturalmente aderidas ao corpo;

Está mais do que na hora de governos tomarem atitudes voltadas à proteção de tubarões, e mais do que na hora da sociedade brasileira compreender que tubarão é cação, e que deles morre 1 a cada 3 segundos. Um deles pode estar parando no seu prato.

ATENÇÃO: enquanto você lia esse blog, pelo menos 20 tubarões foram mortos pela pesca indiscriminada. A sua atitude pode fazer a diferença.