Em um encontro inesquecível no Rio de Janeiro, a banda australiana tocou seus maiores sucessos a bordo do Rainbow Warrior para convocar todos a se posicionarem contra a exploração de petróleo na região

Foto: Rafael Silva/Greenpeace

 Já escreveram que o acaso encontra sempre quem possa se aproveitar dele. Quis o destino que o nosso navio Rainbow Warrior estivesse no Rio de Janeiro para celebrar os 25 anos do Greenpeace Brasil justamente no momento em que o Midnight Oil se apresentava na cidade, com sua sua turnê mundial "The Great Circle World Tour". Este encontro não poderia passar em branco e resultou em um pocket show exclusivo e inédito no convés do nosso Guerreiro do Arco-Íris. E com um nobre propósito: alertar o mundo sobre a ameaça aos Corais da Amazônia.

Referência mundial do rock dos anos 1980, a banda liderada por Peter Garrett se tornou conhecida também por seu perfil ativista em causas ambientais, como a defesa dos povos aborígenes na Austrália e contra os testes nucleares. Assim, quando souberam dos planos das empresas Total e BP de explorar petróleo em um novo bioma marinho ainda desconhecido, mas cheio de vida, a adesão à campanha foi imediata. Afinal, de corais os australianos conhecem bem - é grande o esforço para proteger a Grande Barreira de Corais da Austrália. Parte dela já está morta em função do aquecimento global.

Como demonstração de apoio à nossa causa, a banda tocou seis de seus maiores sucessos, como “Say Your Prayers”, “Sometimes” e “Beds are Burning”, na companhia de membros da tripulação e dos voluntários que participaram da visitação do público ao Rainbow Warrior. Confira alguns momentos desse encontro e o recado que Peter Garrett deixou para você:

  

 

Foi a primeira vez que banda tocou em um navio do Greenpeace. ©Barbara Veiga/Greenpeace

 

É claro que pedimos autógrafos! ©Barbara Veiga/Greenpeace

 

A parceria de longa data

Midnight Oil e Greenpeace têm uma história em comum no ativismo ambiental. Peter Garrett já foi membro do nosso conselho internacional, já esteve a bordo de nossos navios e apoiou diversas campanhas. Em 1998, quando esteve no Brasil, a banda participou de um protesto contra a poluição do ar causada pelo trânsito, em São Paulo, como mostra esta foto abaixo que descobrimos em nossos arquivos:

Foto: Iata Cannabrava/ Greenpeace