Greenpeace lança nova plataforma online de conteúdo em áudio. Programa de pouco mais de um minuto irá transmitir podcasts sobre os assuntos do momento

Minuto Verde especial #10AnosSemDorothy

Visando inovar, aumentar o alcance de suas mensagens e atingir a maior variedade de públicos possível, o Greenpeace lança hoje uma nova plataforma de conteúdo online. O programa Minuto Verde irá contar, em áudio, as histórias que já contamos em outros formatos – textos, vídeos, fotos, mapas e infográficos, por exemplo. A ideia é que a voz de um de nossos repórteres resuma, em um podcast de mais ou menos um minuto, o tema principal que estiver circulando em nossos canais.

Nesta edição inaugural, falaremos sobre os dez anos de morte de Dorothy Stang. A missionária norte-americana, que trabalhou por mais de três décadas em defesa da floresta e das comunidades que dela dependem, foi assassinada no dia 12 de fevereiro de 2005, no município de Anapu, sudoeste do Pará.

À época, ela lutava pela implantação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Esperança. Por ser uma área de disputa entre madeireiros e fazendeiros locais, ela e outros pequenos produtores sofriam ameaças constantes. Não bastassem todas as denúncias feitas aos órgãos de governo e autoridades responsáveis, além de todos os posteriores julgamentos e decisões judiciais, os culpados, até hoje, continuam soltos. E os ocupantes da região seguem com medo.

A morte da missionária norte-americana, ao invés de triste exceção, é o retrato fiel da violência que assola comunidades rurais de todo o Brasil, em especial da Amazônia. O círculo vicioso de violência, mortes e impunidade alimenta uma indústria que financia há anos o desmatamento da Amazônia. E mesmo depois de uma década da morte de Dorothy Stang, o sangue continua a correr na floresta.

Quer saber mais sobre esse caso? Não perca a estreia do programa Minuto Verde.

Escute aqui:

Se gostou, compartilhe em suas redes!

Não perca! Hoje tem debate especial: 10 anos sem Dorothy Stang.