Desmatamento e queimadas em áreas protegidas no norte do Mato Grosso e sul do Pará. (©Alberto Cesar Araujo/Greenpeace)

Ao contrário do discurso oficial do governo de que o desmatamento da Amazônia está sob controle, dados publicados nesta semana pela ONG Imazon(Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) mostram um novo pico de derrubada da floresta em março.

Utilizando dados do sistema SAD, o Imazon detectou um desmatamento de 80 quilômetros quadrados na Amazônia Legal em março deste ano. Essa cifra foi detectada mesmo com condições climáticas adversas – no período, 60% da área estudada estava coberta por nuvens.

Esse resultado representa um aumento do desmatamento de 50%, comparado com o mesmo período do ano anterior, quando o desmatamento foi de 53 quilômetros quadrados e a cobertura de nuvens, de 74%.

Os Estados que mais desmataram no período foram Mato Grosso (56%), seguido por Rondônia (28%), Pará (9%), Roraima (3%), Acre (2%) e Amazonas (2%).

O desmatamento acumulado de agosto de 2012 a março de 2013, segundo os dados do Imazon, foi de 1.430 quilômetros quadrados –aumento de 88% comparado com o ano anterior. 

Assine a petição.