Bem que a vontade da CTNBio era abrir de vez as porteiras do país aos transgênicos durante a sua reunião mensal realizada quinta-feira (18/6) em Brasília, mas teve que recuar. Sob a sombra da Lei de Biossegurança brasileira, o presidente da Comissão, Walter Colli, entregou os pontos e decidiu que os processos de transgênicos piramidados (cruzamento entre diferentes variedades geneticamente modificadas, já previamente autorizados pela CTNBio) seriam analisados caso a caso.

A decisão de Colli contrariou Paulo Paes de Andrade, representante do Ministério das Relaçãoes Exeteriores (MRE) na CTNBio e forte candidato a comandar a Comissão no futuro. Ele desqualificou os pareceres contrários à aprovação dos transgênicos piramidados e afirmou que estudos como os do governo da Áustria, que aponta redução na fertilidade de ratos alimentados com milho transgênico, são "irrelevantes".

Walter Colli também deu de ombros para a nossa biossegurança quando desconsiderou a proibição ao milho da Monsanto na Alemanha - já aprovado no Brasil.

"Quanto milho planta a Alemanha?", questionou Colli, ironicamente.

A postura debochada de alguns membros da CTNBio na discussão de um tema tão delicado e polêmico não desagrada apenas ambientalistas e cientistas comprometidos com a defesa do meio ambiente. José Maria Ferraz, pesquisador da Embrapa e especialista em meio ambiente da CTNBio, pediu que a Comissão "agisse de acordo com o Princípio da Precaução", já que o assunto em pauta - os tais transgênicos piramidados - é um debate novo e requer todo cuidado possível.

Enquanto alguns membros da CTNBio fazem beiço e dizem que não querem 'brincar mais' quando são contrariados, há ainda aqueles que tentam manter o mínimo de seriedade nas discussões sobre transgênicos. Como se já não bastasse a aprovação a rodo dos pedidos da indústria de biotecnologia, alguns cientistas da CTNBio ainda fazem pouco dos alertas que pipocam pelo mundo sobre os possíveis riscos dos transgênicos ao meio ambiente, à biodiversidade e até mesmo à nossa saúde.

Alimentação é coisa séria!