Foi bonito, foi intenso... e está só começando. Relembre um ano de luta do Greenpeace por alimentos mais saudáveis para as pessoas e para o meio ambiente

O ano de 2017 foi marcado pelo lançamento coletivo da plataforma #ChegadeAgrotóxicos. O objetivo da ferramenta: ajudar a mobilizar a população a apoiar a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos, a PNARA – uma iniciativa da sociedade civil que virou Projeto de Lei em fevereiro desse ano. No entanto, como não podia deixar de ser, o governo a mercê dos ruralistas, que vem trabalhando arduamente pelo retrocesso e é faminto por veneno, até agora não permitiu que a PNARA sequer começasse a tramitar.

Mesmo com inúmeros obstáculos impostos por governo e bancada ruralista para rumar para uma produção mais saudável, igualitária, justa e digna, a sociedade está mostrando muito mais preocupação sobre agricultura e alimentação, principalmente com a questão dos agrotóxicos, e isso é um passo muito importante. As pessoas estão defendendo cada vez mais o direito a uma alimentação saudável e ao meio ambiente equilibrado. A plataforma #ChegadeAgrotóxicos já atingiu mais de 77 mil assinaturas. É um estádio lotado gritando em coro: “não podemos mais engolir tanto veneno”. Não podemos e não precisamos!

Este número precisa continuar crescendo. Para cobrar ainda mais o poder público e engajar a sociedade, também neste ano, realizamos testes de agrotóxicos em 100 kg de alimentos. Comida que eu e você comemos, que seus filhos comem em casa e na escola, que sua família divide na ceia de natal. Os resultados são preocupantes!

Reveja nossos relatórios e testes de alimentos, relembre os eventos que fizemos e participamos, revisite nossas matérias e reportagens e não se esqueça de continuar compartilhando a plataforma #ChegaDeAgrotóxicos com quem ainda não assinou a petição.

Confira a #Retrospectiva da Campanha de Agricultura e Alimentação:

1. Agrotóxicos x Abelhas

Em 2016 algumas espécies de abelhas foram classificadas como espécie ameaçada de extinção, e muito tem se falado do declínio destes animais e os impactos disso na produção de alimentos no mundo. Em janeiro de 2017 o Greenpeace também lançou um relatório explicando como a população de polinizadores está ameaçada pelo uso de agrotóxicos, colocando em risco nossa própria capacidade de produzir alimento

2. Não quer instalar a Comissão, mas só come orgânico

(Reprodução / Folha de S.Paulo)

Fonte da Charge

Apesar de ter assinado em fevereiro a criação de uma Comissão Especial para analisar a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos, o atual Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, até hoje não cumpriu com a promessa de instalação da Comissão. A PNARA ainda aguarda para começar a tramitar. O engraçado é que ao assumir o compromisso, o parlamentar admitiu consumir somente orgânicos em sua casa… e a sociedade comendo veneno. Pode isso, Arnaldo?

3. Mobilizando a sociedade

Após a PNARA ter se tornado um projeto de Lei, Greenpeace e parceiros criaram em março a petição “Chega de Agrotóxicos” para ajudar a mobilizar mais pessoas pelo apoio a tramitação da Política, e fazer resistência contra o catastrófico “Pacote do Veneno” – uma série de medidas que vão ampliar ainda mais o uso de agrotóxicos no país.

4. Festa dos orgânicos

A Plataforma #ChegaDeAgrotóxicos fez sucesso na Feira Nacional da Reforma Agrária, onde foi realizado um evento de lançamento da ferramenta. A feira recebeu a presença da Chef Bela Gil, que falou muito bem sobre a importância da transição agroecológica, e de outros artistas e especialistas para apoiar a produção livre de agrotóxicos. Além disto, contou com mais de 280 toneladas de alimentos, sendo a maior parte produtos agroecológicos e orgânicos, provando que com apoio e estímulos, sim, a agricultura familiar pode dar conta do recado!

5. Cinco pra mim, um pra você

Em julho, com o lançamento do plano Safra, o Greenpeace volta a criticar essa política do governo que insiste no erro ao continuar melhorando o financiamento e linhas de crédito para o modelo convencional e para os grandes produtores, enquanto que os subsídios para a agricultura familiar ficam estagnados.

6. Se não vai de um jeito, vai de outro

Com a popularidade lá embaixo e altamente dependente do apoio de ruralistas para se manter no poder, o Governo anunciou em agosto uma Medida Provisória dos Agrotóxicos, com o objetivo de transvestir em forma de medida provisória o “Pacote do Veneno”, que encontra resistência para seguir tramitando na Câmara. A iniciativa tem o intuito de acelerar a aprovação dessas leis, uma vez que um Projeto de Lei demora muita mais tempo para ser aprovado do que uma Medida Provisória. O Greenpeace fez barulho e colocou o dedo na ferida: o governo não pode continuar trocando votos e apoio no Congresso Nacional pela saúde da população e pela preservação do meio ambiente!

Com a ajuda da mobilização de pessoas e Chefs conhecidos, a Medida, apesar de anunciada, não foi aprovada! Mas precisamos seguir pressionando para evitarmos surpresas desagradáveis de Natal e Ano novo!

7. Filmaço

(Reprodução)

Alimentação e cinema: em agosto Greenpeace e parceiros organizaram uma sessão de cine-debate na Cine Sala São Paulo, em São Paulo, com o filme “Fonte da Juventude”. O diretor, especialistas e um representante do Greenpeace participaram do debate após a exibição. O filme pode ser acessado neste link, mediante a organização de uma exibição pública – uma ótima forma de trazer ainda mais pessoas para essa luta!

8. De olho no T

No final de agosto, o governo anunciou um decreto que acabaria com a rotulagem de produtos alimentícios transgênicos – aquele “T” preto e amarelo, sabe? O Greenpeace e diversas outras organizações promoveram um Twitaço contra a iniciativa, afinal a sociedade tem o direito de saber o que come! O decreto não saiu, mas um Projeto de Lei de mesmo teor continua tramitando na casa. Continuemos então #DeOlhoNoT!

9. Hermanos do norte marcam golaço

Em apoio à campanha do Greenpeace México, escritório brasileiro celebra vitória: Bimbo se comprometeu com uma agricultura sem agrotóxicos. É um fato histórico que a maior panificadora do mundo tenha se comprometido com o fim dos agrotóxicos, uma vitória e tanto, embora ainda haja muita luta pela frente!

10. Americana me representa

Dando um exemplo para as grandes cidades do país, Americana, município do interior paulista cercado de intensa atividade agrícola convencional, colocou em votação projeto de lei para banir a pulverização aérea de agrotóxicos na região. O Greenpeace e parceiros deram apoio a causa, provocando outras cidades a aderirem ao movimento. Infelizmente o projeto não foi aprovado e a população de Americana continua a encarar as consequências desta prática. De um jeito ou de outro, nós continuamos lutando por iniciativas como estas.

11. Dia de resistência

No Dia Mundial da Alimentação, Greenpeace não teve o que comemorar por conta dos ataques dos ruralistas e do governo pela liberação de ainda mais agrotóxicos. Diversas organizações, em resistência, se mobilizaram para fazer um apelo sobre a importância do tema e da data e realizaram inclusive um Tuitaço para mobilizar ainda mais pessoas.

12. Agora que veio, vai ouvir...

Marina Lacôrte discursa em plenária (© Alan Azevedo / Greenpeace)

Greenpeace participa de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre redução de agrotóxicos para mostrar, onde quer que seja, nossa posição e argumentos por uma agricultura mais sustentável e saudável. Mas claro, nosso discurso não agradou a todos e ruralistas que compareceram se incomodaram. 

13. Tem veneno sim: Greenpeace mostra mais uma vez nossa dieta rica em agrotóxicos

Um dos grandes momentos da Campanha de Agricultura e Alimentação do Greenpeace Brasil em 2017 aconteceu no final de outubro com o lançamento do relatório “Agricultura tóxica: um olhar sobre o modelo agrícola brasileiro” e dos testes toxicológicos que resultaram na publicação “Segura este abacaxi: os agrotóxicos que vão parar na sua mesa”.Acesse para conferir os resultados completos.

Mostramos mais uma vez que não se trata de uma questão pontual: estamos comendo veneno todos os dias. Ao menos 60% das amostras de alimentos básicos da nossa dieta apresentaram algum tipo de resíduo. Trazemos em nosso relatório uma série de artigos de especialistas renomados de diferentes áreas, que falam dos inúmeros impactos do modelo agrícola brasileiro e da necessidade de uma transição agroecológica que, sim, é possível!

Mais um ano se encerra… mas a luta continua

O ano de 2017 foi um ano de construção. Preparamos o terreno, porque muita coisa está vindo por aí. Escancaramos o problema e explicamos nossa visão, desconstruimos com argumentos sólidos essa agricultura tóxica, que não é a única forma de produzir e que não alimenta o mundo, apenas o bolso de poucos. E apesar de estarmos em um momento difícil, rodeados de retrocessos, o Greenpeace não vai parar de trabalhar por uma agricultura que respeite a vida.

E o que é mais gratificante para nós é ver cada vez mais pessoas se informando a respeito de sua alimentação, se mobilizando pelos seus direitos, tomando posições e embarcando em nossas lutas. Que venha 2018! 

Marina Lacôrte é especialista da campanha de Agricultura e Alimentação do Greenpeace Brasil