terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Foto: Leonardo Sá

Lançada nesta quarta-feira (9/11), a quarta edição da revista do Greenpeace reúne histórias que realimentam nossa esperança na mudança urgente que precisamos promover no mundo

Com novo projeto editorial e gráfico, a publicação apresenta reportagens, histórias, personagens e ideias que mostram que o mundo precisa mudar - e já está mudando.

A principal matéria da revista destaca a tragédia do rompimento da barragem em Mariana (MG) - ocorrido há um mês - em reportagem especial feita pelos Jornalistas Livres. A equipe independente investiga as causas por trás dessa tragédia.   

A revista também traz fotos recentes do crescente desmatamento da Amazônia, sua relação direta com a pecuária; e a história do povo Munduruku, que luta para salvar o rio Tapajós, do qual depende para viver. A resistência destes índios é contada em um formato diferente: em quadrinhos assinados por Alexandre de Maio e Júlia Zanolli.

A Conferência do Clima da ONU (a COP 21), em curso em Paris, é o gancho da revista para apresentar um infográfico que ilustra o estrago que a humanidade fez no mundo até hoje, entre outros conteúdos. A seção, portanto, reforça a urgência da mudança.

Iniciativas e pessoas mostram por onde seguir transformando o mundo: a liderança indígena Sônia Guajajara é a perfilada da revista, e o filósofo e sócio-fundador do Instituto Socioambiental (ISA) Márcio Santilli e o diretor do departamento de mobilidade de Amsterdã, Fokko Kuik, são os entrevistados da vez.  

A revista ainda inclui um mapa ilustrado com as melhores ações do Greenpeace em 2015 e nosso vídeo-retrospectiva sobre o trabalho realizado pela organização no Brasil.

A quarta edição da revista quadrimestral inaugura um novo projeto gráfico, assinado por Pedro Matallo, do Estúdio Luzia, além de novas seções, formatos e arquitetura de navegação.

Esperamos que você se inspire com o que vai encontrar. Boa leitura!

Clique aqui e leia a Revista Greenpeace #4