A senadora Ana Rita, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, pede solidariedade à Ana Paula Maciel (©Moreira Mariz/Agência Senado)

 

Os senadores Ana Rita (PT-ES) e João Capiberibe (PSB-AP) - respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal - apresentaram hoje um ofício direcionado ao presidente da Casa, senador Renan Calheiros, para que o Senado se manifeste a favor da libertação da ativista do Greenpeace, Ana Paula Maciel, detida na Rússia desde 18 de setembro.

Leia mais:

Ana Paula estava a bordo do navio Arctic Sunrise e foi presa junto com outros 27 ativistas e dois jornalistas. A Guarda Costeira Russa invadiu ilegalmente o navio após protesto pacífico do Greenpeace realizado na plataforma da petroleira estatal russa Gazprom, no mar de Pécora.

Os ativistas e os jornalistas foram levados à Murmansk, onde estão detidos desde então. Eles são acusados de pirataria e podem ficar presos por até 15 anos. A senadora Ana Rita afirmou que “entende que Ana Paula Maciel é vítima de preconceito. A noção de pirataria da legislação internacional, e também da legislação russa, não se aplicam neste caso.”

Ela ainda disse que “a prisão da ativista precisa ser enfrentada e a sociedade precisa se manifestar, é por isso que tivemos o ato na Câmara dos Deputados ontem e por isso que nos manifestamos hoje. Precisamos nos mobilizar em todas as instâncias possíveis. Esperamos que com o pedido ao senador Renan Calheiros o Senado interceda junto às autoridades competentes e Ana Paula seja solta o mais rápido possível.”

Libertem nossos ativistas