Saíram, nesta quinta-feira, os números de agosto do Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD) do Imazon, que indicam a tendência das derrubadas na Amazônia. Na esteira dos últimos meses, quando a devastação aumentou drasticamente com as promessas ruralistas de derrubar o Código Florestal, o boletim mostra que a curva não baixou: se comparado com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 15%.

Pará, Rondônia e Mato Grosso continuam no topo do ranking, responsáveis, respectivamente por 49%, 19% e 15% do desmatamento no mês passado. Entre as cidades mais afetadas, estão São Félix do Xingu e Altamira, no Pará, e Porto Velho, em Rondônia. As três estão na rota de grandes hidrelétricas construídas na região: Belo Monte, do lado paraense, e Jirau e Santo Antônia no outro estado. E como já mostramos em fotos (veja abaixo), isso não é mera coincidência.

Trator ruralista avança no Senado

 Já aprovada na Câmara, o texto do novo Código da Motossera teve o primeiro sinal verde no Senado. A Comissão de Constituição de Justiça aprovou na última quarta-feira o relatório do senador Luiz Henrique (PMDB-SC). O texto mantém a anistia a crimes ambientais e autoriza novos desmatamentos.

“Os senadores empurraram para frente um Código Florestal que, contraditoriamente, desprotege as florestas”, disse Márcio Astrini, da campanha da Amazônia do Greenpeace. “Foi prometido pelos senadores que as mudanças que deixaram de ser votadas hoje serão acatadas nas próximas comissões. Mas, enquanto eles fazem promessas, o texto continua avançando.”

Senado, desliga a motosserra

Essa é a campanha que o Greenpeace está levando às ruas para barrar a desconfiguração do Código Florestal no Senado. Na semana que vem, estaremos em Belo Horizonte, Recife, São Paulo e Porto Alegre.

Além de palestras, quem quiser poderá ser ativista do Greenpeace por um dia pode tirar sua fotografia com nosso cartaz e enviá-lo para a página da ONG no Facebook.

Mesmo que você não possa aparecer, também poderá ajudar a pressionar os senadores. Como ciberativista, você pode fazer parte desta campanha. Saiba como participar aqui.