Painéis solares são instalados na Escola Municipal Milton Magalhães Porto, em Uberlândia, Minas Gerais (©Alsol)

 

O dia começou animado e ainda mais ensolarado do que de costume em Uberlândia. Isso porque, como diriam os mineiros, o “trem” começou: deu-se início à instalação de painéis solares no telhado da Escola Municipal Professor Milton Magalhães Porto. “Acreditamos no poder transformador da Educação, por isso a escolha de demonstrar que a energia solar já é viável em escolas públicas”, comenta Bárbara Rubim, da campanha de Clima e Energia do Greenpeace.

A instalação conta com a participação de parte dos Multiplicadores Solares, jovens que foram treinados em março pelo Greenpeace e que tem a missão de disseminar o conhecimento sobre energia solar em todo o Brasil.  Eles vieram colocar a mão nas placas e subir no telhado, como parte da capacitação que recebem da organização. A expectativa é a de que os painéis solares já estejam conectados à rede elétrica na terça-feira, 14, gerando eletricidade a partir do Sol e abastecendo parte do consumo da escola.

A Escola Municipal Professor Milton Magalhães Porto é uma das duas escolas públicas que participam de um  crowdfunding (financiamento coletivo) para que seja possível arcar com os custos dos sistemas fotovoltaicos. Estamos na reta final do crowdfunding e precisamos de toda colaboração para poder concretizar as instalações e o sonho de ter um Brasil com mais energia limpa e renovável. Ajude-nos. Acesse, doe e compartilhe esta ideia!

Outros Valores

Mais de 2000 pessoas já apoiaram este projeto, inclusive, o ator Caio Blat e o diretor de cinema, Fernando Meirelles, que vai beneficiar estudantes que passarão a ter mais atividades extracurriculares com o valor da economia da conta de luz de suas escolas. Quer saber mais? Veja o recado do Fernando: