Aos povos indígenas do Brasil, meu sincero obrigado

1 comentário
Notícia - 8 - set - 2015
Em uma viagem ao Acre, Thomas Mendel, coordenador do grupo de voluntários do Greenpeace no Rio de Janeiro, conheceu o povo Ashaninka e sua luta pela preservação da floresta. Leia o relato

Por Thomas Mendel

Tive a oportunidade de passar uma semana ao lado dos índios Ashaninka que vivem na aldeia Apiwtxa, às margens do rio Amônia, no Acre, a três horas de barco do povoado mais próximo. Até agora, o lugar onde me senti mais bem acolhido.

Eles são belos. Fisionomia, trajes e pinturas perfeitas. Todos muito bondosos e de braços abertos para receber a equipe que ficaria com eles ao longo de cinco dias. Hotel, como dizem, de um milhão de estrelas. Mesmo sem lua, a noite é clara. Manchas brancas e rabiscos luminosos como eu nunca tinha visto.

Sempre ficava atento a cada conversa que tínhamos. Em meio a sorrisos, era possível perceber o peso de quem vive diariamente a luta contra o desmatamento e a extração de madeira ilegal.

No final do século passado, eles conquistaram a demarcação de seu território, uma vitória. Era comum ao anoitecer o barulho da motossera calar a voz da natureza, e, pelo que relataram, a cada noite o som chegava mais perto da aldeia. Para eles, uma árvore tombada é como se uma pessoa fosse assassinada. Por mais que seja doloroso, ainda preferem destruir a madeira do que deixar ela ser levada embora.

Sempre foram um “atraso” para os madeireiros. Por isso, em momentos mais tensos, tinham medo até de beber a água do rio onde vivem, com receio dele ter sido envenenado.Hoje, são uma exceção. Tem o território razoavelmente protegido e por serem articulados conseguem fazer alianças como forma de segurança e preservação.

Mesmo assim, no ano passado quatro Ashaninka foram assassinados e ainda são ameaçados constantemente. Quando um deles é morto, os mais antigos tem o trabalho de acalmar os mais novos que ainda tem sede de vingança. Dizem que essa reação transformaria a situação num ciclo sem fim e provocaria o extermínio do povo.

Ashaninkas do lado peruano ainda fogem para o Brasil. Lá as leis são mais brandas e abrem muitas brechas. É comum índios serem escravizados para trabalharem na derrubada do que é a fonte de vida para eles.

Apesar de tanta pressão, festejam como ninguém a celebração da vida e ensinam aos que estão próximos a melhor maneira de se conectar com o meio onde vivem.

Acredito que a maioria dos que estão lendo esse texto são de uma cidade onde os rios estão poluídos, o solo está coberto por concreto e pouco espaço ainda resta para o verde. Também vivo nesse lugar.

Thomas Mendel é coordenador do grupo de voluntários do Greenpeace no Rio de Janeiro

E se ainda temos parte da floresta em pé e com a biodiversidade preservada, os povos das florestas tem um papel fundamental nisso. Após ter tido essa experiência me sinto ainda mais no dever de lutar pelo nosso futuro.

Me sinto na obrigação de agradece-los, diariamente batalham e dão a vida por uma causa que é de todos.

Fica aqui o meu eterno agradecimento e respeito por aqueles que foram mortos e aos que ainda estão na luta.

Tópicos
1 comentário Adicionar comentário

PimentaThayna says:

Incrível essa luta dos Apiwtxa e de todos os outros povos, maravilhosos.

Enviado 9 - set - 2015 às 19:32 Denunciar abuso Reply

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.