Ativistas do Greenpeace México são inocentados

Notícia - 11 - jun - 2014
Cem mil pessoas apoiaram a campanha para exigir que a Pemex retirasse as acusações absurdas de dano ao patrimônio; ambientalistas seguirão pedindo por energias renováveis

Ativistas do Greenpeace estendem bandeirão de 125 m² no prédio da Pemex, em porto Veracruz, México. 01/03/2014 (© Ivan Castaneira / Greenpeace)

Rosina González e mais cinco ativistas do Greenpeace México ficaram livres das penas por dano ao patrimônio que a estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) havia apresentado à justiça. Os seis voluntários participaram de uma manifestação pacífica no porto de Veracruz, dia primeiro de março, onde foi exigido energias renováveis nas leis de Reforma Energética do país.

Os ativistas se manifestaram no prédio da Pemex, de onde estenderam um bandeirão de 125 metros quadrados. A princípio, a estatal acusou Rosina de ter quebrado uma lâmpada acidentalmente durante o protesto. Pela lei, isso poderia deixá-la presa por dez anos.

“É um absurdo que ativistas comprometidos com o planeta e com um futuro melhor para o planeta sejam criminalizados por manifestarem-se pacificamente numa reivindicação por mais energias renováveis e um país digno para nossos filhos e futuras gerações”, defendeu Rosina. “Protestar pacificamente é um direito, não um delito”, completou.

Duro na queda

Durante três meses o Greenpeace insistiu que a Pemex reconhecesse que protestar pacificamente não é crime e que o suposto dano a uma lâmpada – acidental, de toda maneira – não é motivo para condenação. Nesse contexto, lançou-se a campanha “Pemex não nos cala”, dirigida ao CEO da empresa Emilio Lozoya pedindo que as queixas contra Rosina fossem retiradas. Mais de cem mil pessoas se juntaram à causa e ajudaram a pressionar Lozoya.

Finalmente, a estatal desitiu de levar as acusações adiante, já que o Greenpeace havia pago os danos causados. Além disso, é importante ressaltar que o próprio Ministério Público mexicano comprovou infundada a alegação de dano ao patrimônio público.