Ativistas do Greenpeace são feridos após repressão violenta da Marinha espanhola

9 comentários
Notícia - 17 - nov - 2014
Ativistas faziam protesto pacífico contra a exploração de petróleo na região das Ilhas Canarias, na Espanha

Ativistas saem do Arctic Sunrise em direcao a plataforma de petroleo nas Ilhas Canarias. (Greenpeace Espanha)

 

Uma ativista foi hospitalizada e outro foi ferido por conta de uma repressão violenta da Marinha espanhola a protesto pacífico do Greenpeace Espanha, no último sábado. Os barcos da Marinha colidiram várias vezes com os botes do Greenpeace que levavam os ativistas em direção à plataforma Rowan Renaissance, com a qual a empresa Repsol pretende prospectar petróleo na região das Ilhas Canárias, popular destino turístico da Espanha.  Além dos ferimentos, os botes que sofreram as colisões foram inutilizados.

Os botes carregavam faixas com a mensagem “Não à exploração de petróleo. Sim para as energias renováveis”, escrito em espanhol. Durante o protesto, eles foram agressivamente interceptados por três barcos da Marinha espanhola em alta velocidade, que estava escoltando o ‘Rowan Renaissance’ desde sexta-feira. A tática agressiva da acabou derrubando uma ativista ao mar e ferindo outro. A ativista fraturou uma perna e foi levada ao hospital Las Palmas pela própria Marinha. Já o outro ativista tratou seus ferimentos no Arctic Sunrise.

Esta é a primeira campanha contra exploração de petróleo realizada pelo Arctic Sunrise desde que ele foi consertado. O navio passou 10 meses sob custódia do governo russo depois do protesto em uma plataforma de petróleo no Ártico em Setembro de 2013, em que 30 ativistas foram presos.

 

Em resposta ao pedido da Marinha espanhola, na sexta-feira à noite, para que o Arctic Sunrise deixasse a área próxima à plataforma Rowan Renaissance, o capitão Joel Stewart respondeu às autoridades:

“Nós vamos permanecer onde estamos. Somos obrigados a ficar aqui pelo noso compromisso com a proteção do meio ambiente. Nós não vamos permitir a exploração de petróleo pelo Rowan Renaissance nessas águas, porque isso é considerado extremamente imprudente tanto por nós quanto por nossos milhões de apoiadores. E nós estamos pedindo para que o governo da Espanha proteja o meio ambiente e as pessoas das Ilhas Canárias, em vez de proteger os benefícios corporativos da Repsol.”

O Greenpeace é contra a exploração de petróleo e avisou às autoridades espanholas que o projeto nas Ilhas Canárias não cumpre as exigências de várias diretrizes europeias. As autoridades também foram alertadas de que foi durante a fase de prospecção, em que esse projeto se encontra agora, que aconteceu o desastre no Golfo do Mexico em Abril de 2010. “Um vazamento de petróleo como o que aconteceu no lá seria devastador para o meio ambiente e também para a economia da região, bastante dependente do turismo,” disse Julio Barea, do Greenpeace Espanha.

Tópicos
9 Comentários Adicionar comentário

(Não registado) TATIANE says:

Sugestão de Protesto Pacífico:

Estudantes da UFRJ ‘inauguram’ prédio fantasma

http://oglobo.globo.com/rio/es...

Enviado 25 - nov - 2014 às 15:44 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

zerovintecinco says:

Foram covardes um absurdo, sabem que estão protegendo trará
ira trazer danos ao meio ambiente, e não havia necessidade de taman...

Enviado 25 - nov - 2014 às 1:02 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

(Não registado) domingos says:

temos que enfrentar esses militares,bundamoles e covardes.

Enviado 19 - nov - 2014 às 17:53 Denunciar abuso Reply

cmfernandes says:

É inaceitável como empresas petrolíferas monopolizam e fazem da forma que bem querem, parabéns ao Grupo Greenpeace, estes Barõ...

Enviado 19 - nov - 2014 às 17:24 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

(Não registado) Larissa says:

É triste como a avareza tomou conta do ser humano. Acompanho o Greenpeace há algum tempo, e todos esses problemas que lutamos para resolver,...

Enviado 19 - nov - 2014 às 16:03 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

(Não registado) dilca says:

Que é isso ,, eles deveria ser presso esta Marinha coru pita

Enviado 19 - nov - 2014 às 1:27 Denunciar abuso Reply

(Não registado) Igor Gustavo says:

Impressionante

Enviado 17 - nov - 2014 às 19:52 Denunciar abuso Reply

(Não registado) Igor Gustavo says:

Impressionante

Enviado 17 - nov - 2014 às 19:52 Denunciar abuso Reply

(Não registado) Igor Gustavo says:

Impressionante

Enviado 17 - nov - 2014 às 19:52 Denunciar abuso Reply

1 - 9 de 9 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.