China bate recorde de contaminação do ar

Notícia - 10 - out - 2014
Qualidade do ar em Pequim atinge níveis alarmantes e ameaça população; amistoso internacional pode sofrer com as condições da capital chinesa

A cidade de Pequim bateu o recorde de contaminação do ar nessa semana (© Yang Di / Greenpeace)

 A cidade de Pequim bateu o recorde de contaminação do ar nessa semana. As partículas conhecidas como PM2.5, responsáveis por medir o nível de poluição no ar, registraram um número dezesseis vezes maior do que Organização Mundial de Saúde estipula como limite. As autoridades foram obrigadas a emitir um alerta laranja para a população, o segundo nível mais alto de contaminação.

As seleções de futebol do Brasil e da Argentina se encontram na capital chinesa para disputar uma partida amistosa nesse sábado,, sendo que ambas as equipes sofrem com as péssimas condições do ar. Lionel Messi, uma das estrelas do futebol mundial, teve que ficar em observação após um treinamento. Do lado do Brasil, vários jogadores se queixaram do problema, entre eles Robinho e Diego Tardelli. Ambos afirmaram que a péssima qualidade do ar pode atrapalhar a atuação das equipes durante o jogo.  O treino da seleção brasileira teve que ser interrompido três vezes para os jogadores se hidratarem.

“A cada dia que passa, as emissões de carbono estão reduzindo a expectativa de vida na China”, afirma Mauro Fernández, coordenador da campanha de clima e energia do Greenpeace Argentina. 

Os responsáveis pelo controle de poluição da cidade aconselharam as equipes a ficar no hotel durante a maior parte do tempo. Imagens de satélite mostram que uma onda de contaminação vem do sul da cidade, onde se concentram indústrias pesadas como ferro e aço. 

“É necessário a implementação de um plano de emergência que envolva o fechamento das fábricas obsoletas e o fim da queima de carvão como fonte de energia”, completa Fernández.