Código Florestal: mobilização pede o veto

5 comentários
Notícia - 7 - mar - 2012
Manifestação em frente ao Congresso pede a Dilma que cumpra sua promessa de campanha e recuse o projeto ruralista do Código Florestal, prestes a sair do Congresso

Um banner com o escrito "#Veta Dilma!" foi estendido no gramado em frente ao Congresso Nacional. Os manifestantes cobraram as promessas de campanha da presidente. (©Greenpeace/Cristiano Costa)

O Código Florestal está definhando, e com ele as florestas brasileiras. Prestes a ser votado na Câmara dos Deputados, o texto que desfigura a principal lei ambiental do país foi alvo hoje de uma manifestação em Brasília, que reuniu movimentos sociais e organizações ambientalistas, pedindo à presidente Dilma que tome uma atitude pelo futuro da nação.

“Veta, Dilma”: essa foi a mensagem que manifestantes escreveram no gramado do Congresso hoje, com seus próprios corpos e em faixas, após uma marcha que começou na Catedral de Brasília e terminou na frente do Congresso Nacional, com a presença de cerca de 1,5 mil pessoas.

“Qualquer que seja o texto que a presidente Dilma irá receber do Congresso, ele conterá estímulos a mais desmatamento e anistias. Que a manifestação de hoje, junto com as que ocorreram em diversos outros locais do Brasil ao longo dessa semana, faça a presidente Dilma lembrar que prometeu, a todos os brasileiros durante sua campanha eleitoral, vetar qualquer mudança no Código Florestal que permita mais desmatamento. Estamos aqui hoje cobrando que ela cumpra a palavra”, diz  Márcio Astrini, da Campanha Amazônia do Greenpeace.

A votação do projeto de lei na Câmara, último passo antes de o texto ser encaminhado à Presidência, , foi adiada para a próxima semana. Mas isso não muda o estrago já feito. “Qualquer texto que saia do Congresso será muito ruim. Lá o estrago já está feito e não há mais opções para as florestas. Por isso, a única solução é o veto presidencial a todo o projeto”, afirma Astrini.

O Congresso debate modificações no Código Florestal há anos. Apesar dos pedidos de cientistas, juristas, pequenos agricultores, ambientalistas, grupos religiosos e organizações sociais – basicament todos os setores que não têm interesses financeiros diretamente relacionados ao enfraquecimento da lei – para que o processo fosse realizado de forma responsável, o projeto de lei é recheado de problemas: ele estimula novos desmatamentos, desobriga a recuperação da grande maioria das áreas ilegalmente desmatadas, anula multas de criminosos e nada oferece a quem cumpriu a lei e protegeu as florestas existentes em suas terras.

Tópicos
5 Comentários Adicionar comentário

@jefzlopes says:

As chances de a Dilma Vetar o novo código florestal são reais positivas.
Mas se ela não vetar, a senhorita Dilma Rouseff será...

Enviado 12 - mar - 2012 às 18:04 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

Paola A. says:

que ABSURDO as alteraçoes propostas ao Codigo Florestal!! Nossa presidenta TEM que vetar, nao é possivel!!

Enviado 9 - mar - 2012 às 12:34 Denunciar abuso Reply

says:

Agora vamos ver se elegemos a pessoa certa (...) "Eu crendo que não" (...) Também vamos ver se essa pessoa sonha em se reelege um ...

Enviado 8 - mar - 2012 às 10:30 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

(Não registado) maatrevisan says:

Se depender do governo da nossa querida "Presidenta" Dilma, a situação tende a piorar apenas.
Governo ambiental para a Dilma...

Enviado 7 - mar - 2012 às 18:53 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

marcelo says:

Me envergonho de morar no mato grosso ,o estado que tanto mal faz a nossa amazonia, que a Presidenta crumpra sua promessa e impeça anistia a crim...

Enviado 7 - mar - 2012 às 15:20 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

1 - 5 de 5 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.