Código perverso

9 comentários
Notícia - 23 - mai - 2011
Oito ex-ministros do Meio Ambiente se reuniram na tarde de hoje na Câmara Federal para tentar impedir a votação do projeto de lei de um novo e temerário Código Florestal.

Oito ex-ministros do Meio Ambiente se reuniram na tarde de hoje na Câmara Federal para tentar impedir a votação do projeto de lei de um novo e temerário Código Florestal. Marcada para amanhã, a votação do texto de autoria do deputado Aldo Rebelo – que institui tudo menos a proteção às florestas – fez com que representantes do Meio Ambiente de governos anteriores se reunissem em Brasília para pedir o adiamento da votação da lei. “Como receber chefes de estado ano que vem na Rio+20 depois de votar reforma desse Código Florestal?”, disse o ex-ministro do governo Lula, Carlos Minc.

Para tentar convencer o governo a não votar o futuro das florestas a toque de caixa, como pretendem os deputados ruralistas, os ex-ministros redigiram uma carta aberta que será entregue à presidente Dilma Rousseff durante audiência marcada para acontecer amanhã de manhã no Palácio do Planalto. Além de Dilma, o presidente do Senado, José Sarney, e da Câmara Marco Maia, receberão a comitiva de ex-ministros.

Com duras críticas ao texto de Aldo, a carta pede que o código seja "atualizado para facilitar e viabilizar os necessários esforços de restauração e de uso das florestas, além que de sua conservação."

Na avaliação dos ex-ministros, não há proteção dos pequenos proprietários nem dos agricultores familiares, além de flexibilizar a lei para que haja mais desmatamento. “Congresso e Dilma precisam fazer uma lei para proteger as florestas. Não queremos uma campanha pelo veto, mas sim algo que proteja nossas florestas e coloque nossa agricultura em um novo patamar, de olho no futuro”, disse Marina Silva, que defende o adiamento da votação. “Não podemos pensar em votar isso assim, às pressas”, afirma.

 

Rubens Ricupero, ministro de Fernando Henrique Cardoso, concordou com Marina. “Faço um apelo para que a Câmara não vote de maneira açodada um assunto tão importante para o país. A destruição acelerada da Amazônia é um suicídio adiado em nome de ganhos de curto prazo”.

José Carlos Carvalho, que foi ministro do Meio Ambiente durante a gestão Fernando Henrique Cardoso, lembrou do potencial do Brasil em ser um país verde, mas ressaltou que é preciso uma legislação favorável. “A lei em discussão só propõe diminuir o controle de estado sobre nossas riquezas naturais. Não é uma proposta que consiga assegurar o uso racional desses recursos para o nosso futuro”.

“Está claro que esta lei não é sustentável. Não podemos deixar que um pequeno grupo de favoreça em detrimento do patrimônio da nação”, afirmou Henrique Cavalcante, ministro de Itamar Franco.

Assinaram o texto: Marina Silva (PV), Carlos Minc (PT), Sarney Filho (PV), Rubens Ricupero (sem partido), José Carlos Carvalho (sem partido), Fernando Coutinho Jorge (PMDB), Paulo Nogueira Neto (sem partido), Henrique Brandão Cavalcanti (sem partido), Gustavo Krause (DEM), José Goldemberg (PMDB).

Tópicos
9 Comentários Adicionar comentário

Bianca says:

No dia 03/06 Foi realizada uma passeata (Veta Dilma) na praça Tiradentes até a prefeitura de ctba, porém o movimento não teve suce...

Enviado 12 - jun - 2011 às 13:51 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

Fernanda says:

Concordo com tdos vcs, o que a Sayaka disse é muito importante. famílias de presidiarios ganham pensão pois sem 'pais de familia' n...

Enviado 7 - jun - 2011 às 13:26 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

Marinice says:

Na noite da última quinta-feira (2/06/2011) estudantes, professores, ambientalistas, trabalhadores e políticos contrários às alterações do Código Florestal Brasileiro se reuniram, no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, em manifestação contrária às alterações no Código Florestal. A ambientalista e jornalista Teresa Urban classificou o texto original do Código Florestal, em vigor desde 1965, como “extremamente avançado do ponto de vista social e jurídico”, e desvinculou sua aprovação do regime da ditadura (1964-1985). "O Código passou na distração, não é um código dos militares, é avançado."

Teresa lembrou que, na época, o texto foi elaborado por uma comissão de juristas presidida por Osny Duarte Pereira (1912-2000), indicado durante a gestão do presidente Jânio Quadros.

A ambientalista e jornalista Teresa Urban classificou o texto original do Código Florestal, em vigor desde 1965, como “extremamente avançado do ponto de vista social e jurídico”, e desvinculou sua aprovação do regime da ditadura (1964-1985). "O Código passou na distração, não é um código dos militares, é avançado."

Teresa lembrou que, na época, o texto foi elaborado por uma comissão de juristas presidida por Osny Duarte Pereira (1912-2000), indicado durante a gestão do presidente Jânio Quadros.

Outro objetivo do ato foi denunciar a censura promovida pela cúpula da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que estaria impedindo profissionais do órgão de se manifestar contra as alterações no Código Florestal.

“A situação na Embrapa é inaceitável, não difere muito do que acontecia nos anos de 1960 e 1970, sob a ditadura”, disse Valdo. “Seus pesquisadores estão proibidos de falar sobre o assunto. Este é um ato de solidariedade a quem está amordaçado e nem presente aqui pode estar.”

Enviado 6 - jun - 2011 às 15:37 Denunciar abuso Reply

A Wild says:

Já divulguei! Até onde vai a irresponsabilidade dos ''donos'' da situação?

Enviado 4 - jun - 2011 às 16:03 Denunciar abuso Reply

Sayaka Claire says:

Concordo com tds os comentários acima!!!!!!!!Como dizem a lei só serve para os mais pobres(e honestos) e os mais ricos q vivem roubando (n�...

Enviado 3 - jun - 2011 às 16:09 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

camila says:

e a gente vai continuar de braços cruzados???
só escrevendo comentários em pags da internet???
vamos pra rua!!!!

Enviado 27 - mai - 2011 às 15:39 Denunciar abuso Reply

gutoshark says:

Quando matarmos o ultimo animal,derrubarmos a ultima árvore e poluirmos o ultimo rio vamos comer oque?dinheiro?!

Enviado 24 - mai - 2011 às 19:24 Denunciar abuso Reply

Fayzano says:

Pois é, é um governo...DILMAFIGA!

Enviado 23 - mai - 2011 às 22:22 Denunciar abuso Reply

Hilda says:


A presidente Dilma, está calada a tudo de ruim que acontece nesse país!
Usina Nuclear, Codigo Florestal, Impunidade aos crimino...

Enviado 23 - mai - 2011 às 20:01 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

1 - 9 de 9 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.