De Norte a Sul, pressão dos voluntários

Notícia - 6 - out - 2014
Oito grupos de voluntários foram às ruas de diversas capitais do Brasil para cobrar os candidatos antes do primeiro turno; veja galeria de fotos

 

Antes do dia 05 de outubro, a sétima eleição livre para a presidência da República, os voluntários do Greenpeace organizaram algumas atividades em oito capitais do país. Diante de uma corrida eleitoral que pouco se falou sobre meio ambiente – e quando se falou, foi por vias indiretas –para gerar debate e promover conscientização aos eleitores em oito capitais do Brasil.

Com diversas iniciativas nas cinco regiões brasileiras, as atividades buscaram inserir as pautas ambientais no debate eleitoral, já que os presidenciáveis não apresentaram propostas convincentes sobre o tema.

Em Manaus, nossos voluntários colaram 200 lambe-lambes cobrando atenção e comprometimento dos candidatos para a implementação de uma matriz energética limpa no país. Os cartazes foram espalhados em diversas ruas e avenidas, com a intenção de levar aos eleitores maiores informações sobre a energia solar.

No Parque da Cidade, em Brasília, o grupo de voluntários organizou um “ponto verde” onde crianças eram atraídas por bandeirinhas do “Desmatamento Zero” e os pais pelo tema propriamente dito. Segundo a voluntária Yeda Taquari a atividade foi altamente produtiva: "Foi surpreendente! As crianças eram atraídas pelas bandeirinhas e queriam buscá-las para si, porém, os pais demonstraram verdadeiro interesse nas pautas ambientais para decidir seu voto. Eles perguntavam sobre leis e propostas, a fim de encontrar o melhor candidato”, diz.

“Atividades como essa são essenciais para inserir o meio ambiente no debate político”, afirma Azurem Costa, voluntário, sobre a entrega de propostas ambientais para os candidatos a governador do estado de São Paulo. Com um planejamento ambiental em mãos, nossa equipe de voluntários buscou os cinco principais partidos para traçar um diálogo entre o Greenpeace e os candidatos. Entretanto, o único partido que sinalizou de maneira positiva e nos recebeu, foi o PMDB, pelo qual concorria Paulo Skaf.

Além das atividades destacadas, outras iniciativas foram realizadas em Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. O segundo turno está marcado para o dia 26 de outubro e será nesse dia que 14 estados elegerão seus governadores e toda a população decidirá se Dilma Rousseff ou Aécio Neves assumirá a presidência da República. Até lá, você pode continuar pressionando verde para que candidatos e governantes não se esqueçam de inserir pautas ambientais em seus planos de governo.