Desastre da Samarco no Rio Doce é destaque em relatório da ONU

Adicionar comentário
Notícia - 14 - nov - 2017
Publicação internacional alerta para desastres de mineração em todo o mundo e pede a governos e empresas do setor mais transparência, responsablidade e boas práticas

O desastre na bacia do Rio Doce é o exemplo mais gritante do que não deveria acontecer, mas o risco disso se repetir ainda é alto, segundo a ONU. Foto: Victor Moriyama/ Greenpeace

 

Na última segunda-feira (13), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) divulgou relatório exortando  governos e a indústria a agir para impedir o derramamento de rejeitos mortais de mineração, que são prejudiciais em todo o mundo. Na capa, o distrito de Bento Rodrigues (MG) completamente destruído pela lama da mineradora Samarco.

Como os impactos – e a irresponsabilidade – da mineração são percebidos em todo o mundo, as Nações Unidas publicaram um relatório em ingles de 70 páginas intitulado "Armazenamento de rejeitos minerais: segurança não é acidente", em tradução livre. Ele destaca mais de 40 falhas ou desastres com resíduos de mineração na última década, incluindo sete suficientemente significativos que chamaram a atenção da mídia internacional desde 2014. Essas falhas já mataram 341 pessoas desde 2008, danificaram centenas de quilômetros de vias navegáveis, afetaram fontes de água potável e comprometeram os meios de subsistência de dezenas de comunidades.

Mas para além de uma avaliação do que já aconteceu, o relatório do PNUMA aponta ainda para milhares de outras represas de rejeitos minerais que representam uma ameaça potencial para as pessoas e para o meio ambiente em todo o mundo. "O crescente número e o tamanho das barragens ao redor do planeta amplia o potencial custo ambiental, social e econômico de uma falha catastrófica, e os riscos e custos da gestão perpétua dos seus impactos. Esses riscos representam um desafio para a atual geração e, se não forem resolvidos agora, será uma dívida que teremos com as futuras gerações", escreveram os pesquisadores.

O relatório faz 18 recomendações em prol de maior transparência, responsabilidade e boas práticas por parte das empresas, incluindo a necessidade de se estabelecer um forum das partes interessadas no âmbito das Nações Unidas para facilitar o fortalecimento internacional da regulamentação de barragens de rejeitos.

"A avaliação do PNUMA demonstra que órgãos internacionais estão observando a conduta de países em respeito à quebra de direitos humanos dentro do setor de mineração. Ressaltar o desastre da Samarco pode ser mais uma pressão para que a Fundação Renova cumpra com sua função", avalia Fabiana Alves, da campanha de Clima do Greenpeace.

"Os impactos nos direitos humanos não devem ser subestimados. Os povos indígenas e as comunidades marginalizadas em todo o mundo enfrentam enormes dificuldades para serem reparados na justiça. A avaliação do PNUMA é um reconhecimento bem-vindo da importância da segurança dos resíduos de mineração na proteção dos direitos humanos", completa Tara Scurr, da Anistia Internacional.

Nenhum comentário encontrado. Adicionar comentário

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.