Desmatamento no Cerrado aumentou 9% no último ano

2 comentários
Notícia - 27 - jun - 2018
Expansão da agropecuária é o principal vetor de destruição do bioma. É preciso ação por parte do setor privado para zerar a perda de vegetação nativa

Vista aérea do município de Balsas, Maranhão, na região conhecida como MATOPIBA, que abrange os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. (© Marizilda Cruppe/Greenpeace)

 

Savana mais rica do planeta, o Cerrado sofre com a devastação. Dados preliminares do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgados pelo Ministério do Meio Ambiente na última quinta-feira (21) apontam que o desmatamento no bioma aumentou 9% em 2017, em comparação ao ano anterior. Em 2016, um total de 6.777 km² foram desmatados; em 2017, esse número subiu para 7.408 km². O avanço da agropecuária sobre a vegetação nativa é a principal causa do desmatamento.

Em comparação  aos anos de 2014 e 2015, houve redução da taxa de desmatamento no bioma. Ainda assim, os índices são considerados muito altos para o Cerrado, que abriga um terço da biodiversidade do Brasil mas está extremamente ameaçado por conta da expansão do agronegócio. Atualmente, apenas 50% da vegetação original do ecossistema está de pé.

A boa notícia é que, pela primeira vez, estão sendo divulgados dados do desmatamento do Cerrado detalhados ano a ano, o que torna possível comparar a conversão da vegetação nativa a partir de uma série histórica. O Ministério do Meio Ambiente prometeu, a partir de agora, divulgar as taxas do Cerrado todos os anos, prática que vem sendo adotada no bioma Amazônia desde 1988.

O Cerrado também passará a ser monitorado diariamente com base em imagens de satélite de alta definição, através do Deter B, que consiste em um sistema de detecção do desmatamento em tempo real. Assim como aconteceu na Amazônia, espera-se que a ferramenta facilite o trabalho de fiscalização coordenado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis).

“A divulgação dos dados do Cerrado ano a ano é um importante passo do Ministério do Meio Ambiente, que aumenta a transparência das mudanças pelas quais passa o bioma em decorrência da expansão da agropecuária. Isso permitirá não só o aumento do controle social, como também norteará políticas públicas e compromissos de empresas”, avalia Cristiane Mazzetti, da campanha de florestas do Greenpeace Brasil.

O papel do setor privado

As boas notícias de transparência ficarão apenas no papel se as empresas não assumirem compromissos concretos com a preservação deste importante bioma. O simples cumprimento da lei não garante a sobrevivência do Cerrado.

“No Cerrado, os fazendeiros podem desmatar legalmente até 80% de sua propriedade, o que seria um desastre. O acelerado desmatamento no bioma, que já supera o da Amazônia, é responsável por uma parte relevante das emissões de gases que provocam mudanças climáticas. Além disso, a região abriga enorme biodiversidade, é berço de grande parte dos rios brasileiros e é marcada pela injustiça social com uma histórica e perversa concentração de terra e renda em poucas mãos”, diz Paulo Adario, estrategista sênior de florestas do Greenpeace.

O Greenpeace Brasil alerta para a necessidade de se aumentarem os esforços para a proteção do Cerrado - o que implica em zerar o desmatamento. No ano passado, cerca de 60 organizações ambientalistas, incluindo o Greenpeace Brasil, lançaram o Manifesto do Cerrado, exigindo que investidores e empresas que compram soja e gado na região tomassem medidas para frear o avanço sobre a vegetação nativa. Mais de 60 companhias apoiaram o manifesto e se comprometeram a trabalhar com os atores locais e internacionais para preservar o bioma. No entanto, nenhum compromisso concreto foi feito até agora. Recentemente, aliás, uma operação recente do Ibama no Cerrado multou 78 empresas, incluindo gigantes do agronegócio como Cargill e Bunge, no valor de R$105,7 milhões por desmatamento ilegal.

É urgente que sejam estabelecidos compromissos robustos e transparentes por parte do setor privado, no sentido de desvincular suas cadeias produtivas de áreas naturais recentemente desmatadas.

Veja aqui os dados oficiais de desmatamento no Cerrado.

 

2 Comentários Adicionar comentário

(Não registado) José says:

Sabemos que o Bioma Cerrado possui uma ampla variedade de espécies, que por sua vez, muitas delas são espécies endêmicas que prec...

Enviado 13 - jul - 2018 às 0:52 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

(Não registado) José says:

Sabemos que o Bioma Cerrado possui uma ampla variedade de espécies, que por sua vez, muitas delas são espécies endêmicas que precisam ser preservadas.
É lamentável saber que quase 100% da área de um proprietariado pode ser desmatada legalmente. Essa lei foi criada e aprovada para favorecer somente os agricultores, não levaram em consideração o meio ambiente, ainda assim, muitos agricultores trabalham de forma irregular.
O que precisa ser feito para amenizar o desmatamento ( não só do cerrado mas sim dos demais biomas)!? 1° fazer algumas alterações nas leis voltada ao meio ambiente. 2° Aumentar o índice de fiscalização dos órgãos ambientais. 3° Não deixar impuni os indivíduos que causaram graves danos ao meio ambiente. 4° Elaborar palestras visando importância da conservação e preservação da nossa biodiversidade.

Enviado 13 - jul - 2018 às 0:47 Denunciar abuso Reply

1 - 2 de 2 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.