Dezembro, um mês de vitórias rumo a um Brasil mais solar

Adicionar comentário
Notícia - 16 - dez - 2015
Nesta quarta-feira, foi aprovado na Comissão de Minas e Energia o PL do Sol, que poderá reduzir os impostos dos sistemas fotovoltaicos. E também, medidas que irão incentivar a adoção de sistemas de energia solar em escolas do país

Multiplicadores solares instalam placas em São Paulo. (©Paulo Pereira/Greenpeace)

O mês de dezembro está se mostrando um dos mais ensolarados de 2015 – pelo menos no que diz respeito à pauta de energia solar junto ao Congresso Nacional.

Nesta quarta-feira (16/12), o PL do Sol (8322/14) foi aprovado na Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados, sendo essa a terceira boa notícia dos últimos dias para que em breve o Brasil conte com muito mais placas fotovoltaicas gerando eletricidade.

Esse projeto de lei prevê isenções de tributos em alguns componentes dos sistemas fotovoltaicos, tornando seu acesso 20% mais barato para o consumidor final. Além disso, o projeto também prevê a liberação do uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para o cidadão que tenha interesse em gerar sua própria eletricidade a partir do sol e economizar na conta de luz. Se for aprovado e virar lei, o PL será um passo importante para a disseminação da energia solar no Brasil, afinal, o sistema se tornará muito mais acessível a todos os brasileiros.

A votação do PL na CME contou com apoio do Greenpeace e dos internautas que, desde segunda-feira, fizeram pressão nas redes sociais dos deputados da Comissão, pedindo a eles que aprovassem o texto. Em três dias, foram quase 35 mil interações do público, entre curtidas, compartilhamentos e comentários no Facebook e Twitter.

O próximo passo agora é a aprovação do PL do Sol na Comissão de Finanças e Tributação. “Nessa etapa, a mobilização e pressão popular serão ainda mais importantes, pois o governo já deu mostras de que resistirá ao projeto”, explica Bárbara Rubim, da campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil.

Mas, assim como o ano não chegou ao fim, as boas novas para a energia solar também não.

Hoje também foi aprovado no plenário do Congresso o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentários, instrumentos que definem como será o orçamento federal nos próximos anos. Os projetos foram aprovados com emendas que criam dotações para a energia solar em prédios públicos, principalmente em escolas. Essas emendas também fazem parte de um esforço que o Greenpeace realizou junto aos parlamentares ao longo do ano. Agora, os projetos seguem para sanção da Presidenta Dilma Rousseff.

“Ainda temos um caminho a percorrer, mas as vitórias de hoje nos colocam mais perto de um Brasil que produz sua eletricidade sem prejudicar o meio ambiente, nem pesar no bolso do consumidor. A meta que lançamos no início de 2014, de termos um milhão de telhados solares até 2020, está cada vez mais próxima”, concluiu Rubim.

 

Nenhum comentário encontrado. Adicionar comentário

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.