Do topo do mundo

Notícia - 4 - set - 2014
Hoje é Dia de Ação Global pela defesa do Ártico, com a participação de mais de 20 países; pesquisa global aponta 74% a favor da criação de um Santuário Global

 

Dois ursos polares foram vistos hoje no Rio de Janeiro. Claro, tudo faz parte de uma brincadeira do Greenpeace, mas o assunto é bem sério. A campanha Salve o Ártico já mobilizou mais de 5 milhões de pessoas ao redor do mundo a favor da proteção dessa região tão importante para o equilíbrio do planeta. E para reforçar ainda mais esse pedido, o Greenpeace realizou hoje o Dia de Ação Global pelo Ártico.

São mais de 20 países participando da ação, incluindo o Brasil. A ideia é passar a mensagem “Salve o Ártico” de lugares altos  ao redor do mundo, uma vez que estamos falando do topo do planeta, o Polo Norte. Os dois ursos fugitivos encontrados no Rio de Janeiro não perderam tempo e estenderam sua mensagem no Mirante Dona Marta e na Pedra Bonita, mostrando o cenário paradisíaco da cidade maravilhosa.

“A gente pode até rir de ver essa cena inimaginável: dois ursos polares sob o forte sol carioca. No entanto, nesse exato momento, o Ártico derrete e empresas de petróleo perfuram novos poços de exploração”, explica Thiago Almeida, coordenador da campanha Salve o Ártico do Greenpeace Brasil. De acordo com ele, o derretimento do Ártico agravará ainda mais as mudanças climáticas, o que poderá trazer consequências devastadoras para o planeta, como secas e inundações extremas.

O pedido vem acompanhado de um massivo apoio global pela proteção do Ártico: pesquisa internacional realizada pelo Greenpeace revela que em média 74% da população mundial apoia a campanha e quer ver as petrolíferas longe das geladas águas do Ártico por meio da criação de um Santuário Global na região. Com isso, apenas atividades de pesquisa científica e preservação seriam permitidas no extremo norte do planeta.

O estudo, encomendado pelo Greenpeace à empresa canadense de pesquisa RIWI, abrangeu 30 mil pessoas de 30 países de seis continentes – e o Brasil não ficou de fora.

Por aqui os números não foram muito diferentes: 75% da população brasileira quer a criação do Santuário Global no Ártico, sendo que 72% apoia o fim da exploração de petróleo em todo o Círculo Polar Ártico. Mais da metade, 51%, não acredita na capacidade das petrolíferas de limparem um grande vazamento de petróleo na região.

“Hoje, nossos líderes receberam um forte sinal do público para que uma ação imediata pela proteção do Ártico seja tomada”, defende Kumi Naidoo, diretor executivo do Greenpeace Internacional. “O mundo está de olho e demanda atitudes mais resposáveis por parte de políticos que podem influenciar decisões positivas em vez de permitirem a destruição do Ártico”, completa Naidoo.

Pelo futuro do Ártico

A Declaração Internacional pelo Futuro do Árticoalcançou a marca de 900 signatários. São estes: políticos, artistas e acadêmicos de prestígio, que podem influenciar uma mudança global para proteger a região.

A documento pode ser lido na íntegra no site arcticdeclaration.org. Importantes lideranças políticas já assinaram, como Yeb Saño (ONU) e o arcebispo Desmond Tutu (Nobel da Paz). A lista completa de signatários pode ser vista aqui.

Leia mais sobre a Declaração: