Energia: para quê? Para quem? Como?

Notícia - 7 - ago - 2014
Durante quatro dias, de 7 a 10 de agosto, a Universidade de Brasília acolherá o Fórum Social Temático de Energia com encontros dos mais diversos sobre a questão da energia.

Durante quatro dias, de 7 a 10 de agosto, a Universidade de Brasília acolherá encontros dos mais diversos sobre a questão da energia.

Começa hoje o Fórum Social Temático sobre Energia, em Brasília, que acontecerá entre hoje e domingo, dia 10. O encontro que promove discussões sobre energia no Brasil e no mundo é uma iniciativa de organizações da sociedade civil, independente de relações com governos, partidos e empresas.

O Greenpeace apoia a organização do Fórum e promoverá mesa de debate na sexta-feira, dia 8, sobre seu relatório [R]evolução Energética, um caminho para a matriz energética limpa e justa. O evento acontecerá na Universidade de Brasília, Bloco de Salas Ala Sul, próximo ao Instituto de Biologia, final do Minhocão Sul, sala 7, entre 9h e 12h. 

A proposta dos encontros é refletir sobre a questão urgente dos problemas que vem sendo criados pelas matrizes energéticas utilizadas, em todos os países, tanto do ponto de vista social como econômico e ambiental. Há também a intenção de debater a urgência da sociedade civil se mobilizar para uma mudança efetiva dessas matrizes.

Em artigo publicado na Folha de S.Paulo, Chico Whitaker, um dos organizadores do Fórum, escreve: “O tema é oportuno e urgente, sobretudo frente à insanidade de muito do que se faz em nosso país para se obter energia. Ao mesmo tempo em que o governo aumenta nossas contas de eletricidade, também constrói grandes barragens –"as maiores do mundo"–, que inundam extensos territórios da Amazônia e destroem sua biodiversidade, além de expulsar ribeirinhos, pescadores e indígenas de suas moradas.” 

Participe do Fórum! Confira a programação completa.

Tópicos