Executivo e Congresso recebem indígenas

Notícia - 16 - abr - 2015
Lideranças cobram promessas de campanha da presidente pela garantia dos direitos indígenas; Eduardo Cunha também recebeu comitiva, mas desapontou com discurso vazio

 

 

A manhã de ontem (15), terceiro dia da Semana de Mobilização Nacional Indígena, começou intenso com uma marcha composta por mais de 1,5 mil indígenas pela Esplanada dos Ministérios. O ato seguiu rumo ao Palácio do Planalto, para cobrar à presidente Dilma promessas de campanha não cumpridas em relação aos direitos dos povos indígenas. São cerca de vinte Territórios Indígenas (TIs) sem disputa que precisam apenas da assinatura da presidente para serem formalizados.

Um grupo de lideranças foi recebido pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, que recebeu em mãos dos indígenas uma carta exigindo o cumprimento das promessas eleitorais manifestadas na Carta aos Povos Indígenas do Brasil.

Na parte da tarde, após forte pressão do movimento, o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB/RJ) também recebeu uma comitiva de representantes da Mobilização Indígena e cinco representantes do movimento sem-terra, afirmando que não é contra e nem a favor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215. No entanto, não comentou sua filiação à Frente Parlamentar Agropecuária, o que não agradou as lideranças, que saíram insatisfeitas com a conversa.

Para encerrar o dia, o artista Chico César realizou um apresentação no Acampamento Terra Livre, demostrando apoio ao movimento.

Leia mais no blog da Mobilização Nacional Indígena, e confira todas as fotos e vídeos.

Marcha rumo ao Palácio do Planalto (© Fábio Nascimento / Mobilização Nacional Indígena)

Grupo de lideranças indígenas seguem rumo ao Congresso para reunião com Eduardo Cunha (© Fábio Nascimento / Mobilização Nacional Indígena)

Reunião com Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados (© Fábio Nascimento / Mobilização Nacional Indígena)

 

Tópicos