Greenpeace Índia pode ser fechado

Adicionar comentário
Notícia - 5 - mai - 2015
Governo corta o acesso a doações de colaboradores e encurrala escritório indiano; atividades podem encerrar dentro de um mês

Imagem do Greenpeace Índia: "Você não pode amordaçar a divergência em uma democracia", frase da própria Alta Corte de Delhi

 

O escritório Greenpeace Índia tem mais um mês para lutar pela sua sobrevivência após uma ampla ofensiva do governo indiano sobre a sociedade civil organizada. A ONG foi deixada com fundos suficientes para pagar o salário de funcionários e os custos do escritório dos próximos trinta dias.

Chamando de “estrangulamento velado”, o Greenpeace Índia desafiou o Ministro do Interior, Rajnath Singh’s, a parar de utilizar penas arbitrárias e confirma que ele está tentando derrubar a organização silenciosamente após suas vitoriosas campanhas.

É a primeira vez em quase meio século de campanha que o grupo ambientalista encara o fechamento forçado de um escritório nacional.

A decisão de Singh’s de congelar contas bancárias domésticas pode levar não só a perda de 340 funcionários da organização, mas uma morte repentina para suas campanhas sobre desenvolvimento sustentável, justiça ambiental e energia limpa.

O diretor executivo do Greenpeace indiano, Samit Aich, falou a sua equipe para se preparar para o encerramento iminente das atividades após quatorze anos de trabalho no país. “Eu acabo de fazer um dos mais duros discursos da minha vida, mas os funcionários merecem saber a verdade”, disse ele. “Temos um mês para salvar o Greenpeace Índia de um fechamento completo e lutar contra a indefensível decisão do ministro do Interior de congelar nossas contas bancárias”, complete Aich.

Após alegações sobre financiamento internacional, o Greenpeace Índia se tornou alvo da Alta Corte de Nova Delhi, capital indiana. A última sanção foi bloquear o acesso de contas bancárias domésticas financiadas por doações de mais de 77 mil cidadãos indianos.

Coordenadora de campanhas do Greenpeace India, Priya Pillai esteve presente na reunião com a Alta Corte de Delhi. “Eu temo pelo meu futuro, mas o que mais me preocupa é a mensagem que o governo está dando para a sociedade civil. O Greenpeace será apenas o primeiro”, disse ela.

O Greenpeace Índia obteve recentemente várias vitórias em campanhas contra agrotóxicos nos chás (bebida diária do indiano), poluição do ar (a capital indiana é uma das mais poluídas do mundo) e energia renovável para o futuro.

Tópicos
Nenhum comentário encontrado. Adicionar comentário

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.