Greenpeace estrela em Bollywood

Notícia - 4 - set - 2015
Campanha pelo direito a liberdade de expressão vai ao ar após ministro indiano suspender licença do Greenpeace para receber dinheiro do exterior

O Ministro do Interior da Índia suspendeu a licença do Greenpeace indiano que permite uma organização receber fundos internacionais. Embora a Suprema Corte tenha adiado a audiência com o Greenpeace para 17 de setembro, o escritório regional da ONG reitera seu compromisso em seguir com suas campanhas financiadas por cidadãos indianos. Por isso uma nova campanha online está no ar, baseada nos famosos filmes de Bollywood, a indústria cinematográfica indiada, para mostrar histórias reais sobre liberdade de expressão.

“Cancelar a nossa licença faz parte da incansável retaliação do governo ao livre discurso dos indianos que demandam por um meio ambiente saudável, boa governança e transparência nos processos políticos”, disse Vinuta Gopal, diretora executiva interina do Greenpeace Índia. Segundo ela, a existência do escritório do Greenpeace indiano é tão dramática quanto um filme de Bollywood.

Outras organizações foram fechadas de modo similar por todo o país – cerca de 14 mil ONGs tiveram suas licenças cassadas. “No entanto, estamos confiantes que as pessoas vão se juntas a nossa campanha e mandar uma mensagem clara a quem está no poder: você não pode silenciar uma democracia”, declarou Gopal.

Para a consultora política do Greenpeace Índia, Nirmala Karunan, bloquear a entrada de dinheiro estrangeiro não muda nada. “Nós temos milhares de cidadãos indianos ao nosso lado, e o suporte deles aumenta ainda mais nossa paixão em trabalhar pela democracia da Índia”, disse ela.

Com o espírito elevado após a última tentativa fracassada do Ministério do Interior de fechar o Greenpeace, os voluntários e funcionários recriaram nove cartazes de filmes indianos conhecidos (veja todos aqui, em inglês). O protesto online é aberto para participação do público, particularmente de outros grupos que sofrem o mesmo tipo de perseguição.

O Greenpeace, junto de diversas outras organizações, foi vítima da ira do governo indiano. Ao passar do ano, o escritório indiano teve suas contas bancarias congeladas, sua reputação manchada e os funcionários foram banidos de viajar tanto para fora como dentro da Índia.

Poster original do filme Swades: We the people. Ambientado nos dias atuais, Swades é um filme que bate forte na questão de liberdade, nacionalismo e o significado de ser indiano.

Poster recriado do filme Swades. Funcionários do Greenpeace se colocam no lugar dos protagonistas do filme, que lutam para defender os direitos das pessoas e definir o país diverso chamado de "casa" (© Greenpeace)