Linha de socorro para o GP Índia

Adicionar comentário
Notícia - 27 - mai - 2015
Justiça ordena ao Ministro do Interior da Índia que o Greenpeace acesse contas bancarias domésticas

Imagem do Greenpeace Índia: "Você não pode amordaçar a divergência em uma democracia", frase da própria Alta Corte de Delhi

A Alta Corte de Delhi ordenou nesta quarta-feira (27) que o Ministro do Interior garanta ao Greenpeace Índia acesso a duas de suas principais contas bancárias no país, o que permitirá que a organização receba novas doações e acesse a grande maioria de seus fundos disponíveis.

O Greenpeace Índia chamou o alívio momentâneo de “linha de socorro” e prometeu reiniciar, imediatamente, suas campanhas para a redução da poluição do ar, proteção das florestas e estímulo ao uso de energia solar.

Leia mais:

A ordem judicial permite que o Greenpeace Índia acesse as doações regulares de seus apoiadores indianos, assim como as economias que a organização mantinha em “depósitos fixos”.  Estes também fruto de doações de colaboradores indianos. Juntas, estas aplicações representam a grande maioria das reservas financeiras da organização.

Respondendo às notícias, o Diretor Executivo do Greenpeace Índia, Samid Aich, disse:

“Estamos profundamente aliviados que a corte tenha nos dado esta ‘linha de socorro’. Agora teremos a capacidade para continuar nossas campanhas ligadas à poluição do ar e à energia solar enquanto nos preparamos para disputar o embate principal. Confiamos que o Ministro do Interior irá respeitar a decisão judicial e que não tomará medidas arbitrárias enquanto isso”, afirmou Aich. “Esperamos que essa situação possa representar um recomeço nas relações com o Ministro do Interior, estou pronto para encontrá-lo e discutir como o Greenpeace poderá atuar no projeto indiano de desenvolvimento sustentável nos próximos anos”.

A corte também determinou que governo disponibilize 25% dos fundos bloqueados, advindos de contribuições estrangeiras, para que sejam somados aos depósitos fixos.

Nas últimas semanas, o Greenpeace Índia presenciou uma onda de apoio vinda de toda a Índia, incluindo a adesão de milhares de novos membros,  e também a oferta de sua equipe para trabalhar de graça por um mês, caso necessário. Aich afirmou que isso destaca as razões pelas quais a organização tem um futuro promissor no país.

“Enquanto as últimas semanas têm sido difíceis, eles têm sido muito humildes. Tantas pessoas se prontificaram a apoiar nossas campanhas por ar puro, água limpa e barata, energias renováveis. Nossa paixão não são as disputas judiciais, mas lutar por um futuro mais limpo e mais saudável para esse grande país. E este trabalho está apenas começando.” 

Tópicos
Nenhum comentário encontrado. Adicionar comentário

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.