Linhas: ligando os pontos das energias no Brasil

Adicionar comentário
Notícia - 28 - out - 2014
Com seis personagens e seis histórias relacionadas à Energia, minissérie Linhas traz vídeos, fotografias e textos que fortalecem o debate sobre o futuro da Energia

O Greenpeace lança nesta terça-feira 28 a minissérie “Linhas”, que faz um mergulho no passado, presente e futuro da Energia no Brasil. Com seis vídeos protagonizados cada um deles por um personagem que tem sua vida diretamente transformada de alguma maneira pela produção energética, o projeto discute de onde vem e de onde poderia vir a Energia, passando pelas recentes – e equivocadas - escolhas do governo sobre o desenvolvimento do setor. “Linhas” pretende ligar os pontos entre as diferentes energias do Brasil e trazer informações, dados, reflexões e histórias de vidas para fortalecer o debate sobre o futuro da Energia e o setor elétrico nacional. 

Conheça Dirso Souza e “A luz que vem das águas”

 

Em nosso primeiro episódio, vamos levá-lo até Ilha Solteira, no interior de São Paulo. A história começa em 1968 junto com o nascimento do município que surgiu para abrigar os trabalhadores das construções das barragens de duas das três usinas hidrelétricas existentes na região. Também é o ano em que Dirso Souza, nosso primeiro narrador, chega em Ilha Solteira para ser não apenas “barrageiro”, mas também o primeiro morador. Local de encontro dos rios Tietê e Paraná e também de uma importante hidrovia, o potencial hidrelétrico da região foi exaustivamente explorado no passado.

  • Além de visitar Linhas, que tal conhecer os bastidores do projeto? Siga o perfil do Instagram @_linhas_

Responsáveis por quase 80% da energia brasileira, as hidrelétricas são obras caras, demoradas e com altos impactos socioambientais. Além disso, em períodos de seca dependem da complementariedade de outras fontes, hoje feita por meio de termelétricas movidas por combustíveis fósseis que emitem gases de efeito estufa e causam o aumento das tarifas de luz para a população. Para se ter uma ideia, o volume útil atual da hidrelétrica de Três Irmãos, próxima à Ilha Solteira, é de 0%.

Esta é apenas a primeira parada. De hoje até o começo de dezembro, serão publicados outros cinco vídeos, fotos e textos que irão compor a narrativa proposta pelo projeto. Assista, compartilhe e conecte-se para ficar por dentro dos próximos capítulos da minissérie. 

Nenhum comentário encontrado. Adicionar comentário

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.