Livro fotográfico mostra as belezas e mazelas da Amazônia

Adicionar comentário
Notícia - 23 - abr - 2018
Em uma obra visualmente rica e estimulante, o fotógrafo Rogério Assis e o designer Ciro Girard nos brindam com uma provocação igualmente reveladora: vida e morte, beleza e destruição, maravilhamento e medo separados por uma tênue linha.

Com lançamento marcado para o dia 25 de Abril, em São Paulo, livro propõe reflexão sobre o futuro da floresta. Confira o prefácio escrito por Tica Minami, da campanha Amazônia do Greenpeace.

MATO

É mata, é brisa, é sol, é árvore, é rio, é formiga, inseto, areia, calor, água fresca, folhas, samaúma, açaí, peixe, onça, jacaré, macaco, lua, coruja, sapo, voadeira, nuvem, chuva, rede, revoada de pássaros, mandioca, banana, fogueira, magia, gente, risos...

No mato tem tudo isso. E mais: tem uma riqueza exuberante que sustenta uma teia de vida valiosa e diversa, de muitas formas, muitas cores, capaz de provocar medo, mistério e maravilhamento... É na natureza que eu me sinto mais perto do Sagrado.

MATO?

Essa mesma riqueza exuberante, que abunda no mato, nos rios, nas árvores, nos minérios e em tantos outros recursos naturais, que é motivo de orgulho para a maioria dos brasileiros, também desperta outros sentimentos menos nobres que a magia e a conexão com o Sagrado. Seduzidos pela ganância e protegidos pela santíssima trindade da economia-progresso-desenvolvimento, muitos olham para o mato e vêem outro tipo de riqueza – uma riqueza para poucos, que alimenta um sistema injusto e desigual. Uma riqueza que esgota os rios e a terra, que cavuca minérios, que corta as árvores, que expulsa as gentes e silencia os risos...

MATO!

Com uma obra visualmente rica e estimulante, o fotógrafo, Rogério Assis e o designer, Ciro Girard, nos brindam com uma provocação igualmente reveladora: vida e morte, beleza e destruição, maravilhamento e medo separados por uma tênue linha. Em cada lado, uma escolha. E uma consequência. Em um momento de grave inversão nos valores da sociedade brasileira, seria assim tão absurdamente difícil saber qual lado escolher?

Tica Minami, mãe e ativista, atualmente coordena a campanha da Amazônia do Greenpeace.

 

O que: Lançamento do livro “Mato?”, de Rogério Assis e Ciro Girard (Editora Olhavê)

Quando: 25/04/2018, às 19hs

Onde: Bar do Beco - Rua Aspicuelta, 17 - Vila Madalena

 

Tópicos
Nenhum comentário encontrado. Adicionar comentário

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.