Moratória da soja é renovada pela última vez

8 comentários
Notícia - 31 - jan - 2014
Este será o último ano de vigência do acordo, que deverá ser substituído por um novo mecanismo de controle da produção

Há sete anos, a moratória da soja tem sido uma ferramenta essencial para contribuir com a redução do desmatamento na Amazônia (© Greenpeace/Daniel Beltrá)

Nessa sexta-feira, dia 31 de janeiro, último dia de vigência da moratória da soja, o Grupo de Trabalho da Soja (GTS) decidiu renovar o acordo até 31 de dezembro de 2014, atendendo a pedidos das empresas consumidoras, das organizações da sociedade civil e do governo brasileiro. Esse será o ano final do compromisso que estabelece a não comercialização de grãos oriundos de áreas desmatadas da Amazônia a partir de julho de 2006.

O GTS, formado por organizações da sociedade civil, o governo, as comercializadoras de soja, a Abiove (Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais) e a Anec (Associação Nacional de Exportadores de Cereais), se comprometeu a desenhar, testar e implementar durante esse período um mecanismo para substituir a moratória. O novo mecanismo terá como diretriz a consolidação do Sicar (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural), ferramenta de regularização ambiental prevista no novo Código Florestal.

“Após duras negociações, o GTS concordou em manter por mais um ano as principais premissas que garantiram o sucesso da moratória: o monitoramento e o desmatamento zero a partir de 2006. Num contexto em que o desmatamento dá sinais de aumento e novos projetos de infraestrutura estão sendo consolidados no coração da Amazônia para o transporte da soja, os desafios continuam enormes. Por isso, um novo acordo precisa ser ainda mais consistente que a atual moratória”, disse Paulo Adario, do Greenpeace.

A renovação do acordo ocorre meses após a taxa de desmatamento na Amazônia subir 28%, conforme divulgado pelo Inpe no final do ano passado. Os dois estados responsáveis pelos índices de aumento mais alarmantes são também os maiores produtores de soja da Amazônia Legal: Mato Grosso, que registrou alta de 52% no desmatamento, e Pará, que ficou com 37%.

Essa será a última renovação da moratória, que há sete anos tem sido uma ferramenta essencial para contribuir com a redução do desmatamento na Amazônia e fortalecer a governança na região. O Greenpeace continua engajado no processo coletivo para garantir o desmatamento zero e a proteção permanente da Amazônia.

Entenda como funciona a Moratória da soja:

 

Entre para a Liga das Florestas

Tópicos
6 Comentários Adicionar comentário

(Não registado) Thiago says:

Concordo, parcialmente, com os comentários acima. Pois para realmente 'solucionar muito do problema' é necessário que sejamos veganos e não só vegetarianos. Mas é claro, antes vegetariano que não o sê-lo.

Em todo caso, uma dica de filme para todos: 'Cowspiracy:The Sustainability Secret'. O filme pode ser visto com subtítulos por apenas $1 no site http://www.cowspiracy.com/. O filme põe em cheque a atitude das grandes ONGS - como a Greenpeace - com relação ao consumo de carne e a sua produção. Neste filme em particular, a Greenpeace americana até se negou a dar entrevista ou falar sobre o assunto.

Por quê sendo a industria agropecuária a maior 'consumidora' da Amazônia e uma das maiores provocadoras do aquecimento global, nada é dito ou feito para educar o comportamento e hábito de consumir carne - ou qualquer outro produto derivado de animal?

Por outro lado tentam educar a população mundial no consumo de outros produtos como plástico, energia elétrica, água e etc. Ao mesmo tempo é sabido que se gasta dez ou vinte vezes mais água para produzir um kilo de carne do que se gasta no banho o mês inteiro.

Esta é a pergunta que o diretor do filme põe à todos os que se dizem 'ambientalistas' durante o filme. As reações de cada um é surpreendente, engraçada, triste e hipócrita.

Não quero com isso dizer que o trabalho do Greenpeace não é valioso e tem ajudado muito. Só o documento "A Farra Do Boi Na Amazônia" de 2009 já valeria o reconhecimento desta ONG. Sem embargo, talvez seja o momento de mudar as técnicas usadas de combate contra o desmatamento e o aquecimento global. Afinal, Greenpeace é uma organização cujo objetivo é inspirar a mudança de atitudes e comportamentos das pessoas.

O poder de mudar sempre esteve em nossas mãos, nas mãos do consumidor consciente, amante da natureza e do próximo. Usemos este poder que não depende de ninguém mais para mudar a nós mesmos e assim transformar o mundo.

http://emprosaandopoetando.blogspot.co.uk/
T.A.T

Enviado 26 - abr - 2015 às 6:29 Denunciar abuso Reply

(Não registado) Artur says:

Se combatêssemos o consumo de carne, quase acabaríamos com todo o desmatamento.
A quantidade de terras necessárias para se criar ...

Enviado 9 - fev - 2014 às 0:35 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

(Não registado) Priscila Bezerra says:

Totalmente apoiado, sou vegetariana e seria ótimo se começássemos em realmente a pensar por esse lado. Afinal de contas, proteger a nat...

Enviado 11 - mar - 2014 às 18:42 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

(Não registado) Thiago says:

Concordo, parcialmente, com os comentários acima. Pois para realmente 'solucionar muito do problema' é necessário que sejamos v...

Enviado 26 - abr - 2015 às 6:30 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

(Não registado) Artur says:

Se combatêssemos o consumo de carne, quase acabaríamos com todo o desmatamento.
A quantidade de terras necessárias para se criar ...

Enviado 9 - fev - 2014 às 0:35 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

(Não registado) Artur says:

Se combatêssemos o consumo de carne, quase acabaríamos com todo o desmatamento.
A quantidade de terras necessárias para se criar ...

Enviado 9 - fev - 2014 às 0:35 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

(Não registado) Maurilio says:

Os ruralistas sempre vem com aquela velha desculpa: "precisamos produzir alimentos", no entanto, é sabido que a maior parte da soja bra...

Enviado 4 - fev - 2014 às 16:05 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

Paulo Roberto says:

O VERDEJANDO PARQUE ITÁLIA apoia essa luta pela preservação do meio ambiente em https://www.facebook.com/groups/verdejandoparqueitalia/

Enviado 1 - fev - 2014 às 16:33 Denunciar abuso Reply

1 - 6 de 6 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.