Muita rede, cada vez menos peixe

2 comentários
Notícia - 9 - jun - 2010
Temporada de pesca do atum azul está quase no fim no Mediterrâneo e o saldo já é mais do que negativo: a espécie sofre sobrepesca e corre risco de extinção.

Balanço geral da temporada 2010 de pesca no Mediterrâneo: o atum azul está a mais um largo passo da extinção. Utilizando uma das técnicas mais desastrosas e insustentáveis de caça – a pesca de cerco, barcos europeus realizam um verdadeiro massacre da espécie. O Greenpeace está na área, a bordo do navio Rainbow Warrior.

A cota estipulada para este ano pela Comissão Internacional para a Conservação de Atuns (ICCAT) foi batida antes mesmo da temporada acabar, dia 15 de junho. Mas ainda há muito o que ser pescado nos mares de lá este ano, por navios que não impunham bandeiras europeias para fugir da regulação do setor e que ainda detém 40% de cotas de pesca do ICCAT.

Ainda estão nos mares um navio francês e grego, além de turcos e libaneses, com amplo poder de captura através da técnica da pesca de cerco – espécie de rede gigante que vai até o fundo do mar abocanhando 70% de todos os peixes que encontra pela frente. A maior parte dos atuns pescados este ano serão transportados para fazendas de engorda, para só depois serem vendidos nos lucrativos mercados japoneses.

A estimativa mundial é que mais de 80% da espécie já tenha sido dizimada dos mares mundiais. A expectativa é que venha a desaparecer por completo, caso a pesca não seja proibida em definitivo. “A comunidade científica já comprovou que a única cota aceitável de pesca do atum é zero. A espécie está a um passo da extinção. Esta temporada de pesca nunca deveria ter acontecido”, diz Oliver Knowles, coordenador da Campanha de Oceanos do Greenpeace Internacional.

Os ativistas que passaram a temporada a bordo do Rainbow Warrior e tentaram impedir a pesca desenfreada do atum azul, sofreram sérias represálias. Ao participarem de uma ação, foram feridos por ganchos atirados por um barco pesqueiro. Leia e veja o vídeo.

Tópicos
2 Comentários Adicionar comentário

EDSON ARRABAL says:

Novamente a imprudência e a falta de informação levam a uma triste realidade: O perigo de extinção de uma espécie...Sem ...

Enviado 13 - jun - 2010 às 20:58 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

MMC says:

Os cardumes em águas internacionais tem dono, a ONU.
A ONU tem que proteger os cardumes da pesca sem critérios em águas internaci...

Enviado 11 - jun - 2010 às 16:34 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

1 - 2 de 2 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.