Munduruku denunciam governo brasileiro para relatora da ONU

3 comentários
Notícia - 9 - dez - 2014
Durante abertura da Cúpula dos Povos, em Lima, cinco lideranças Munduruku denunciam governo brasileiro à relatora especial da ONU sobre o não-cumprimento da Convenção 169 da OIT na construção de grandes hidrelétricas na Amazônia

Munduruku falam sobre hidrelétricas do Tapajós durante evento da Cúpula dos Povos (© Greenpeace)

Enquanto negociadores discutem na COP, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em Lima, no Peru, como combater as ameaças do clima, representantes de povos indígenas de todo o mundo se reuniram ontem, dia 8, para a abertura da Cúpula dos Povos, evento que ocorre em paralelo à COP para ampliar o debate e incluir a participação de movimentos sociais.

Na ocasião, os Munduruku informaram à relatora especial da ONU para direitos indígenas que o Brasil não está respeitando a Convenção 169 da OIT, diante da falta da Consulta, Livre, Prévia e Informada em relação a construção das hidrelétricas previstas para o rio Tapajós, na Amazônia: “O governo não nos consultou sobre esse grande projeto e por isso estamos aqui, para denunciá-lo por estar atropelando a lei. Nós não vamos abrir mão do rio Tapajós, onde temos vários lugares sagrados”, afirmou Josias Munduruku.

Vicky Tauli-Corpuz, a relatora especial da ONU para povos indígenas, disse que é preciso que os direitos humanos estejam integrados com as discussões que estão ocorrendo durante o evento oficial. “Eu vim aqui hoje para ouvir sobre as violações aos direitos humanos que estão acontecendo em vários países da América Latina. É uma ótima oportunidade para entender o que está acontecendo nessa região e fazer a conexão com o que está acontecendo dentro da Conferência sobre mudanças climáticas”, afirmou ela.

Durante a mesa sobre desmatamento e mudanças climáticas, organizada pela Aidesep (Asociación Interétnica de Desarrollo de la Selva Peruana) e pela Forest Peoples Programme, os Munduruku também fizeram uma fala pública em que condenaram o projeto que prevê a construção de uma série de hidrelétricas no rio Tapajós, onde vivem, afirmando que irão resistir “até a última gota de sangue” e reiterando que o governo deve realizar a consulta em todas as mais de cem aldeias.

A mesa reuniu ainda indígenas de várias partes do América Latina, que expuseram os problemas em comum enfrentados pelos povos da Pan Amazônia, ameaçados por madeireiros e grandes projetos de infraestrutura, como mineração, extração de petróleo e a construção de grandes hidrelétricas.

Cerca de oito mil pessoas e duzentas organizações sociais de várias partes do mundo estão sendo aguardadas para a Cúpula dos Povos, que esse ano tem como tema central:  “Mudemos o sistema, não o clima”.

Tópicos
3 Comentários Adicionar comentário

(Não registado) TATIANE says:

Cinco países fornecem dados sobre redução de emissões por desflorestamento para ONU

http://nacoesunidas.org/cinco-pai...

Enviado 9 - dez - 2014 às 19:25 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

(Não registado) TATIANE says:

Perfeito.

Parabéns.

Enviado 9 - dez - 2014 às 18:30 Denunciar abuso Reply

(Não registado) NILTON BR says:

Por que é importante demarcar terras onde populações indígenas vivem ? A resposta a essa pergunta pode ser encontrada nos semá...

Enviado 9 - dez - 2014 às 15:52 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

1 - 3 de 3 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.