Na balança do clima: nem avanço, nem retrocesso

Adicionar comentário
Notícia - 13 - fev - 2015
Na primeira rodada de negociações sobre mudanças climáticas do ano, em Genebra, representantes de quase 200 países rascunham metas sem muito progresso

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Em Marcha pelo Clima durante a COP20, em Lima, no Peru, manifestantes pedem 100% de energia limpa e renovável (©Eva Petschull/Greenpeace)

A primeira rodada de negociações sobre mudanças climáticas chegou ao fim, hoje, em Genebra. Este é um passo importante rumo ao novo acordo que deve ser assinado na COP21 (21a Conferência de Mudanças Climáticas das Nações Unidas), que acontecerá no final deste ano em Paris. 

O ano de 2015 é tido como crucial já que o novo acordo deverá substituir o Protocolo de Kyoto e que indicará os caminhos que o mundo decidiu seguir para combater as mudanças do clima. Durante essa semana, o rascunho do texto do novo acordo dobrou desde a última reunião – a COP20 – que aconteceu em dezembro de 2014, em Lima.

“Em Genebra, os países falharam ao tentar negociar assuntos complexos como ajuda financeira para países vulneráveis e a transição para fontes renováveis de energia. Estes tópicos cruciais não foram detalhados e foram relegados ao pano de fundo das discussões”, afirma Martin Kaiser, coordenador internacional de políticas sobre mudanças climáticas.

O acordo que deve ser assinado ao final de 2015 corre o risco de ser fraco. Para evitar que isto aconteça, países com China, Estados Unidos e a União Européia e muitos outros devem apresentar seus compromissos de mitigação de gases do efeito estufa para curto e longo prazo até o final de março.

"O Brasil também tem sua parcela de responsabilidade e ainda não mostrou ser, na prática, o líder que afirma ser em discursos. Em um ano no qual o país enfrenta graves crises de energia e água, problemas profundamente relacionados às mudanças climáticas, é fundamental que o governo eleve seu nível de comprometimento e ajude na construção de um acordo verdadeiramente ambicioso", avalia Pedro Telles, coordenador da campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil.

Os países precisam ter como meta 100% de energia limpa e renováveis enquanto auxiliam os países que já estão sentindo os piores efeitos das mudanças climáticas, como as pequenas ilhas do Pacífico.

“No entanto, as negociações em Genebra não foram totalmente em vão. Negociadores rascunharam algumas metas de longo prazo para a redução de emissões. Colocando na balança, não foi uma grande perda, nem um grande avanço para o que será discutido em Paris”, conclui Kaiser.

Tópicos
Nenhum comentário encontrado. Adicionar comentário

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.