Nestlé dá um passo pela floresta

29 comentários
Notícia - 17 - mai - 2010
Após campanha do Greenpeace, maior empresa alimentícia do mundo lança nova política interna para excluir o desmatamento de florestas tropicais de sua linha de produção.

O orangotango está ameaçado pela destruição das florestas da Indonésia ©Greenpeace/Natalie Behring-Chisholm

A Nestlé, a maior empresa alimentícia do mundo, anunciou hoje a intenção de parar de comprar matéria-prima cuja produção tenha provocado o desmatamento de florestas tropicais.

A empresa se compromete a identificar e excluir de sua lista de fornecedores companhias que possuam ou gerenciem “plantações ou fazendas de alto risco ligadas ao desmatamento”. Nesse grupo entraria, por exemplo, a Sinar Mas, a maior produtora de óleo de dendê e de papel e celulose da Indonésia, caso não siga a nova política da Nestlé, e intermediadoras como a Cargill, que compram da Sinar Mas.

O anúncio acontece depois de o Greenpeace conduzir uma campanha pública mundial que expôs o uso de óleo de dendê, proveniente de áreas recém-desmatadas na Indonésia, para produzir chocolates como o KitKat. Em dois meses, centenas de milhares de pessoas contataram a Nestlé para avisar que não comprariam produtos ligados à destruição das florestas tropicais.

A expansão das plantações de dendê – usado pela indústria alimentícia, cosmética e como biocombustível – é um dos principais vetores de destruição dessas importantes florestas tropicais, lar de espécies ameaçadas como o orangotango. A Indonésia hoje é um dos países campeões de desmatamento do mundo e, por conta disso, terceiro maior emissor de gases do efeito-estufa.

"Ficamos contentes pela Nestlé ter a intenção de dar um tempo para os orangotangos, e convidamos os compradores internacionais, como Carrefour e Wal-Mart, a fazerem o mesmo", afirma o diretor da campanha de Florestas do Greenpeace International, Pat Venditti.

"O passo dado pela Nestlé manda um sinal claro para a Sinar Mas e as demais empresas do setor que a destruição das florestas não é aceitável no mercado global. Elas precisam limpar a cadeia de produção e implementar uma moratória que interrompa a destruição e promova a proteção", diz Venditti. "O Greenpeace vai monitorar de perto o cumprimento e a implantação da política da Nestlé."

Segundo Paulo Adario, diretor da campanha Amazônia, do Greenpeace, "a decisão de um ator mundial como a Nestlé é um claro sinal que o consumidor global não aceita mais estar envolvido com produtos ligados a desmatamento e perda da biodiversidade. Trata-se de uma clara advertência  às empresas que, aqui no Brasil, causam, direta ou indiretamente, a destruição de nossas florestas". "Vale também como recado para a bancada ruralista do Congresso: mudar o Código Florestal para permitir mais desmatamento em nada vai ajudar o produtor brasileiro. Ao contrário, vai contribuir para fechar as portas do mercado."

O Greenpeace pede ao governo indonésio que tome atitudes rígidas para conservar as florestas tropicais e de turfa. "Uma moratória protegeria não apenas a natureza como também a reputação de indústrias de óleo e de papel", diz Bustar Maitar, coordenador da campanha na região. "O Greenpeace manterá a pressão tanto no governo da Indonésia quanto nas indústrias que causam a devastação da biodiversidade e do clima."

29 Comentários Adicionar comentário

Dlukas biológo em ação says:

Parabéns Greenpeace!! Esse ato irá fazer grandes diferenças na vida!! isso aí, estamso juntos ... êee

Enviado 30 - jul - 2010 às 12:42 Denunciar abuso Reply

Uilhan says:

Só quero que os donos de grandes empresas vejam que o dinheiro não tem maior importância que a natureza, e que mudem suas atitudes enqu...

Enviado 14 - jul - 2010 às 22:53 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

rodrigo15 says:

se eles soubessem o valor da vida eles PLANTARIAM
se eles soubessem o significado de uma arvore caida, esles
COLHERIAM
se eles sou...

Enviado 5 - jul - 2010 às 4:06 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

Huanna says:

Parabéns Greenpeace, trabalho perfeito.
Parabéns à Nestlé também pela conscientização. Mas ainda estamos em f...

Enviado 5 - jun - 2010 às 15:23 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

luiza dias says:

vendo essas noticias ,fico muito mais aliviada e feliz ,a luta tem que continuar para termos um mundo melhor.
''Uma coisa é colher, outr...

Enviado 25 - mai - 2010 às 23:58 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

soninhag says:

Cheguei a chorar quando li a notícia de que a Nestlé se curvou ao bom senso e ao apelo de milhares de pessoas que não suportam mais ver...

Enviado 22 - mai - 2010 às 16:25 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

breila says:

Mesmo se eu soubesse que amanhã o mundo se partiria em pedaços, eu ainda plantaria a minha macieira.

(Martin Luther King )

Enviado 22 - mai - 2010 às 11:22 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

artur.danilo says:

Assim como no Brasil há acordos e documentos que "garantem" qua tudo ocorra de maneira correta. porém, sabemos nós brasileiro...

Enviado 21 - mai - 2010 às 1:47 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

DebbRaquel says:

o greenpeace é uma organização muito antenada com o futuro,pq a dez anos atraz,quando ninguem se importa com efeito estufa ou sustentabilidade,etc...eles já chamavam nossa atenção sobre esta realidade,parabéns.Voces são um exemplo para todos,mantenham seus olhos voltados para estes infratores,que se esquecem que o planeta pertence a todos,principalmente aos animais,que já estavam aqui bem antes de nós....

Enviado 20 - mai - 2010 às 22:20 Denunciar abuso Reply

Gio says:

Parabéns Greenpeace, sempre ajudando.
É o que todos deveriam fazer, se cada um fizesse sua parte... A preocupação com o Plan...

Enviado 20 - mai - 2010 às 19:49 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

1 - 10 de 29 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.