Nestlé dá um passo pela floresta

29 comentários
Notícia - 17 - mai - 2010
Após campanha do Greenpeace, maior empresa alimentícia do mundo lança nova política interna para excluir o desmatamento de florestas tropicais de sua linha de produção.

O orangotango está ameaçado pela destruição das florestas da Indonésia ©Greenpeace/Natalie Behring-Chisholm

A Nestlé, a maior empresa alimentícia do mundo, anunciou hoje a intenção de parar de comprar matéria-prima cuja produção tenha provocado o desmatamento de florestas tropicais.

A empresa se compromete a identificar e excluir de sua lista de fornecedores companhias que possuam ou gerenciem “plantações ou fazendas de alto risco ligadas ao desmatamento”. Nesse grupo entraria, por exemplo, a Sinar Mas, a maior produtora de óleo de dendê e de papel e celulose da Indonésia, caso não siga a nova política da Nestlé, e intermediadoras como a Cargill, que compram da Sinar Mas.

O anúncio acontece depois de o Greenpeace conduzir uma campanha pública mundial que expôs o uso de óleo de dendê, proveniente de áreas recém-desmatadas na Indonésia, para produzir chocolates como o KitKat. Em dois meses, centenas de milhares de pessoas contataram a Nestlé para avisar que não comprariam produtos ligados à destruição das florestas tropicais.

A expansão das plantações de dendê – usado pela indústria alimentícia, cosmética e como biocombustível – é um dos principais vetores de destruição dessas importantes florestas tropicais, lar de espécies ameaçadas como o orangotango. A Indonésia hoje é um dos países campeões de desmatamento do mundo e, por conta disso, terceiro maior emissor de gases do efeito-estufa.

"Ficamos contentes pela Nestlé ter a intenção de dar um tempo para os orangotangos, e convidamos os compradores internacionais, como Carrefour e Wal-Mart, a fazerem o mesmo", afirma o diretor da campanha de Florestas do Greenpeace International, Pat Venditti.

"O passo dado pela Nestlé manda um sinal claro para a Sinar Mas e as demais empresas do setor que a destruição das florestas não é aceitável no mercado global. Elas precisam limpar a cadeia de produção e implementar uma moratória que interrompa a destruição e promova a proteção", diz Venditti. "O Greenpeace vai monitorar de perto o cumprimento e a implantação da política da Nestlé."

Segundo Paulo Adario, diretor da campanha Amazônia, do Greenpeace, "a decisão de um ator mundial como a Nestlé é um claro sinal que o consumidor global não aceita mais estar envolvido com produtos ligados a desmatamento e perda da biodiversidade. Trata-se de uma clara advertência  às empresas que, aqui no Brasil, causam, direta ou indiretamente, a destruição de nossas florestas". "Vale também como recado para a bancada ruralista do Congresso: mudar o Código Florestal para permitir mais desmatamento em nada vai ajudar o produtor brasileiro. Ao contrário, vai contribuir para fechar as portas do mercado."

O Greenpeace pede ao governo indonésio que tome atitudes rígidas para conservar as florestas tropicais e de turfa. "Uma moratória protegeria não apenas a natureza como também a reputação de indústrias de óleo e de papel", diz Bustar Maitar, coordenador da campanha na região. "O Greenpeace manterá a pressão tanto no governo da Indonésia quanto nas indústrias que causam a devastação da biodiversidade e do clima."

29 Comentários Adicionar comentário

Dlukas biológo em ação says:

Parabéns Greenpeace!! Esse ato irá fazer grandes diferenças na vida!! isso aí, estamso juntos ... êee

Enviado 30 - jul - 2010 às 12:42 Denunciar abuso Reply

Uilhan says:

Só quero que os donos de grandes empresas vejam que o dinheiro não tem maior importância que a natureza, e que mudem suas atitudes enqu...

Enviado 14 - jul - 2010 às 22:53 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

rodrigo15 says:

se eles soubessem o valor da vida eles PLANTARIAM
se eles soubessem o significado de uma arvore caida, esles
COLHERIAM
se eles sou...

Enviado 5 - jul - 2010 às 4:06 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

Huanna says:

Parabéns Greenpeace, trabalho perfeito.
Parabéns à Nestlé também pela conscientização. Mas ainda estamos em f...

Enviado 5 - jun - 2010 às 15:23 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

luiza dias says:

vendo essas noticias ,fico muito mais aliviada e feliz ,a luta tem que continuar para termos um mundo melhor.
''Uma coisa é colher, outr...

Enviado 25 - mai - 2010 às 23:58 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

soninhag says:

Cheguei a chorar quando li a notícia de que a Nestlé se curvou ao bom senso e ao apelo de milhares de pessoas que não suportam mais ver...

Enviado 22 - mai - 2010 às 16:25 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

breila says:

Mesmo se eu soubesse que amanhã o mundo se partiria em pedaços, eu ainda plantaria a minha macieira.

(Martin Luther King )

Parabéns Greenpeace, juntos na luta contra todos aqueles que querem destruir nosso planeta! UNIDOS, jamais seremos vencidos!

Abraço!

Enviado 22 - mai - 2010 às 11:22 Denunciar abuso Reply

artur.danilo says:

Assim como no Brasil há acordos e documentos que "garantem" qua tudo ocorra de maneira correta. porém, sabemos nós brasileiro...

Enviado 21 - mai - 2010 às 1:47 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

DebbRaquel says:

o greenpeace é uma organização muito antenada com o futuro,pq a dez anos atraz,quando ninguem se importa com efeito estufa ou sustentab...

Enviado 20 - mai - 2010 às 22:20 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

Gio says:

Parabéns Greenpeace, sempre ajudando.
É o que todos deveriam fazer, se cada um fizesse sua parte... A preocupação com o Plan...

Enviado 20 - mai - 2010 às 19:49 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

1 - 10 de 29 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.