Nestlé financia desmatamento

13 comentários
Notícia - 17 - mar - 2010
Na Indonésia, óleo de palma comprado pela companhia para a produção de chocolate vem de áreas devastadas. Pressão sobre habitat põe orangotangos à beira da extinção.

Londres, Reino Unido - Ativistas vestidos de orangotango protestam em frente a fábrica da Nestlé no Reino Unido. A empresa usa óleo de palma em seus produzido às custas da destruição das florestas tropicais da Indonésia.

Esta manhã, protestos pipocaram por toda a Europa contra a destruição das florestas que servem de habitat para orangotangos na Indonésia. O motor dessa devastação, que colocou os primatas à beira da extinção, é a conversão do uso do solo de mata virgem para o plantio de palmáceas.

A Nestlé, que sustenta essa atividade comprando óleo de palma da Indonésia para produzir chocolates como o Kit kat, foi o alvo das manifestações no continente europeu, parte de uma campanha global que o Greenpeace lança hoje contra a companhia. A Nestlé por enquanto continua jogando de ponta de lança no time das empresas que estimulam a destruição das florestas tropicias.

Além de financiar a derrubada em massa de mata na Indonésia e empurrar os orangotangos para o abismo da extinção, a Nestlé está contribuindo para agravar o aquecimento global. Florestas ajudam a regular o clima e acabar com o desmatamento, uma das maneiras mais rápidas de reduzir as emissões de Co2 na atmosfera.

Foi por isso que escritórios da Nestlé na Inglaterra, Holanda e Alemanha acabaram sendo palco de protestos por ativistas do Greenpeace, pedindo  para que a empresa deixe de utilizar óleo de palma proveniente da destruição de área antes ocupada por florestas na Indonésia.

Assista ao vídeo:



As manifestações concidiram com o lançamento de um novo relatório do Greenpeace – 'Pega com a mão na cumbuca: como o emprego de óleo de palma pela Nestlé tem um impacto devastador na floresta tropical, no clima e nos orangotangos' (em inglês) – que expõe os laços entre a Nestlé e fornecedores de óleo de palma, como a Sinar Mas, que estão ampliando suas plantações em florestas de turfa (ricas em carbono) e nas florestas tropicias da Indonésia.

Além da produção de óleo de palma, a Sinar Mas também é proprietária da Ásia celulose, a maior empresa de papel da Indonésia. A empresa também infringe a lei da Indonésia ao destruir as florestas protegidas para cultivar plantações de óleo de palma.

Como todos devem saber, a Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. O que ninguém sabia até então era que a empresa também é um grande consumidor de óleo de palma produzido às custas do desmatamento das florestas tropicais. Nos últimos três anos, a utilização anual do óleo quase duplicou, alcançando a marca de 320000 toneladas  que entram em uma enorme gama de produtos, incluindo o chocolate mega popular KitKat, que não é vendido no Brasil.

"Toda vez que você der uma mordida em um KitKat, você pode estar dando uma mordida nas florestas tropicais da Indonésia, que são fundamentais para a sobrevivência dos orangotangos. A Nestlé precisa dar aos orangotangos uma pausa  e parar de utilizar óleo de palma de fornecedores que estão destruindo as florestas",  disse Daniela Montalto, do Greenpeace internacional.



A fornecedora da Nestlé, Sinar Mas, é responsável por considerável destruição da floresta que serve de habitat para orangotangos

O lançamento do relatório segue numerosas tentativas de convencer a Nestlé a cancelar seus contratos com a Sinar Mas. Recentemente, o Greenpeace contactou várias vezes a empresa com provas sobre as práticas da Sinar Mas,  mas mesmo assim a Nestlé continua usando o óleo de palma da Indonésia em seus produtos.

Diversas empresas importantes, incluindo a Unilever e Kraft, cancelaram os contratos de óleo de palma com a Sinar Mas. A Unilever cancelou um contrato de 30 milhões de dólares no ano passado. A Kraft cancelou o seu em fevereiro. "Outras grandes empresas estão agindo, mas a Nestlé continua fechando os olhos para os piores infratores. É tempo de a Nestlé cancelar seus contratos com a Sinar Mas e parar de contribuir com a destruição das floresta tropical e de turfas," frisou Montalto.

As florestas tropicais da Indonésia e seus orangotangos estão precisando desesperadamente de um refresco! Participe da cyberação e peça para a Nestlé dar um tempo as florestas! Clique aqui!

Tópicos
9 Comentários Adicionar comentário

(Não registado) MILENA ARANTES ROSA says:

Olha , isso não deve passar de uma forma do Greenpeace querer se aparecer , eu não acredito ness notícia e do mesmo jeito eu amo a Nest...

Enviado 5 - jul - 2014 às 23:47 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

(Não registado) henriqueamigo says:

Ama uma fabrica de doces
e acha que uma empresa que luta pela vida humana, animal e flora desse planeta quer apenas "aparecer".
...

Enviado 20 - fev - 2016 às 12:08 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

(Não registado) Amanda says:

A nestle acaba de perder uma grande consumidora de Kit Kat

Enviado 25 - jun - 2014 às 13:11 Denunciar abuso Reply

(Não registado) Anderson says:

Caros amigos do Greenpeace !!!

Conhecido também como dendê, o óleo de palma é um dos óleos vegetais mais consumidos no mundo, com as mais diversas aplicações na indústria, desde frituras industriais, chocolates, massas, margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes e cosméticos até detergentes, sabões e sabonetes. Ele faz parte da nossa vida mesmo que a gente não saiba, já que frequentemente é colocado nos rótulos como óleo vegetal, tornando difícil a sua identificação nos produtos direcionados ao consumidor final. Uma de suas principais características é a alta produtividade. Um hectare da palmeira do dendê produz, em média, 5 toneladas de óleo – no caso da soja, esse número é de meia tonelada. Isso explica por que ele tem sido também cada vez mais utilizado na produção de biodiesel. A produtividade do dendezeiro permite a utilização, em igual produção, de seis a nove vezes menos terras do que as outras oleaginosas, segundo o site Biodieselbr.


Então façam a critica da forma correta, o problema não é só a Nestle, ou o KitKat... expliquem o fato com veracidade.

Enviado 3 - dez - 2013 às 13:07 Denunciar abuso Reply

Solange Zomer says:

Prezados Guerreiros do Arco-Íris,

como esta matéria já é antiga fica a dúvida.
O problema citado acima ain...

Enviado 24 - abr - 2013 às 22:18 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

(Não registado) Erika Caroline says:

Também faço a mesma pergunta que Solange..

Enviado 26 - nov - 2013 às 17:44 Denunciar abuso Reply

(Não registado) Erika Caroline says:

Também faço a mesma pergunta que Solange..

Enviado 26 - nov - 2013 às 17:44 Denunciar abuso Reply

(Não registado) Thales says:

Olá Solange!!

De acordo com a pagina internacional a Nestlé já tomou providências!! Olha só o link:

Enviado 16 - jan - 2014 às 18:13 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

robcavalcante says:

Se depender de mim a Nestle não entra mais em minha casa e na casa de ninguem, porque enviarei este assunto ao máximo de amigos e pessoas e ...

Enviado 8 - ago - 2010 às 20:35 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

Tuk says:

Galera, informação é tudo!!!
Triste episódio na Indonésia, mas os tentáculos destruidores da gigante suiça n&...

Enviado 19 - mai - 2010 às 16:28 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

Saguis says:

No futuro, de repente, não tão longínquo... vão vender chocolates para quem se não restará mais consumidor???

Enviado 16 - mai - 2010 às 13:28 Denunciar abuso Reply

douglas says:

Típico. Obrigado pelo esclarecimento, é impressionante o quanto é dificil o tal do "consumo consciente", se é que essas ...

Enviado 12 - mai - 2010 às 11:42 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

coraline says:

Eu não esperava isso da Nestlé. A verdade é que várias dessas grandes empresas prosperam destruindo o meio ambiente, em geral. ...

Enviado 10 - mai - 2010 às 20:27 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

1 - 9 de 9 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.