O protesto Munduruku na Marcha dos Povos

1 comentário
Notícia - 13 - dez - 2014
Durante a marcha da Cúpula dos Povos, em Lima, Munduruku erguem a voz contra a construção das hidrelétricas do Tapajós

Josias Manhuary protesta durante a marcha da Cúpula dos Povos (© Greenpeace/Antonio Escalante)

Os Munduruku encerraram sua participação na Conferência das Mudanças Climáticas das Nações Unidas, a COP 20, em Lima, no Peru, protestando contra a construção das hidrelétricas no Rio Tapajós durante a marcha organizada pela Cúpula dos Povos, que ocorreu na última quarta-feira, dia 10.

“Nós temos direitos garantidos na nossa Constituição de 1988 e na Convenção 169 que não estão sendo respeitados, por isso viemos aqui, para denunciar o governo brasileiro e buscar alianças com outros povos para vencer essa luta”, disse Josias Manhuary Munduruku.

A cúpula dos povos ocorre em paralelo ao evento oficial, onde diplomatas e cientistas de mais de 190 países tentam chegar a um acordo sobre o clima. A marcha reuniu milhares de pessoas, entre organizações indígenas, movimentos sociais, sindicatos e ONG’s para ir às ruas do centro de Lima e levantar a voz pela necessidade de combater as mudanças climáticas e mostrar que as discussões que são travadas entre porta-fechadas durante a Conferência não estão alinhadas com as necessidades dos povos e das ruas. 

Mais ambição nos acordos, energias renováveis, desmatamento zero e direitos indígenas estavam entre os chamados das ruas dos protestantes.

Durante a semana que estiveram em Lima, os Munduruku participaram da construção de um desenho humano realizado na praia Água Dulce com o rosto e de uma árvore simbolizando Pachamama, a “mãe terra”, e os dizeres “Povos + Direitos, Florestas Vivas”, em espanhol.

Na Cúpula dos Povos eles se reuniram com a relatora especial da ONU para povos indígenas para denunciar o governo brasileiro em relação ao não-cumprimento da Convenção 169 da OIT na construção de hidrelétricas na Amazônia. 

Também encontraram Ruth Buendia, liderança do povo Ashaninka e ganhadora do prêmio Goldman de Meio Ambiente por sua luta contra a construção de hidrelétricas no rio Ene. Juntos, eles trocaram experiências de luta e discutiram os problemas em comum enfrentados pelos povos da América Latina.

Veja o vídeo sobre a participação dos Munduruku na COP: 

 

1 comentário Adicionar comentário

Orimar says:

Fico muito feliz que vocês Índios estão lutando pela natureza,
Gostaria de poder estar ai para somar contra essas barragens, que ...

Enviado 14 - dez - 2014 às 20:54 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.