Propostas para um país do século XXI

3 comentários
Notícia - 20 - out - 2010
Para ajudar Dilma e Serra, o Greenpeace preparou uma lista de pontos que qualquer candidato deveria adotar para garantir um futuro diferente para o Brasil.

Os candidatos à Presidência da Republica, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), ainda não apresentaram à população brasileira seus compromissos com o desenvolvimento sustentável e limpo do Brasil.

Até se dignaram a tocar um pouco mais no assunto neste 2ª turno das eleições. Serra e Dilma, por exemplo, rejeitaram a anistia a desmatadores que faz parte da proposta de revisão do Código Florestal que tramita na Câmara dos Deputados. Mas com relação ao compromisso com o desmatamento zero e a ampliação da presença de fontes solar e eólica na matriz energética do país, nenhum dos dois foi muito além de frases de efeito. 

Em resumo, os brasileiros continuam sem saber o que Dilma e Serra planejam em relação a temas cruciais, como a proteção de nossas matas, o futuro da nossa matriz energética, a conservação dos nossos mares e o combate às mudanças climáticas. 

Para ajudar os candidatos nesta tarefa, o Greenpeace apresenta aqui uma série de propostas para a construção de um Brasil plugado no século XXI: arrojado, inovador e verde.

Florestas: Desmatamento zero em 2015

- adoção de um sistema de metas anuais para a redução do desmatamento

- investimentos da ordem de R$ 1 bilhão por ano para se compensar financeiramente aqueles que promoverem efetiva redução do desmatamento na Amazônia e também para se pagar serviços ambientais prestados pela floresta.

- implementação da meta de criação das unidades de conservação na Amazônia

- cadastramento obrigatório das propriedades rurais na Amazônia

- aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 438/2001, que prevê o confisco de.terras onde ocorra trabalho escravo, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Energia: Brasil campeão das energias renováveis 

- aprovação e implementação da lei de energias renováveis

- abandono dos planos de ampliação da energia nuclear no Brasil

- Redução da energia fóssil (carvão e petróleo) na matriz energética como o aumento da proporção de energias renováveis ( hidrelétrica, eólica, solar e biocombustíveis) 

Clima: Brasil livre de emissões de gases de efeito estufa 

- Cumprir, até 2020, a meta de redução de até 39% das emissões de gases de efeito esfufa, assumida pelo Brasil na COP 15 em 2009 

Oceanos: Proteção dos oceanos já 

- criação de unidades de conservação marinhas

- estabelecer na área da Zona Econômica Exclusiva Brasileira áreas aptas e não-aptas à exploração de gás e óleo 

Transgênicos: Rotulagem

- garantia de continuidade da rotulagem de produtos geneticamente modificados, para que o brasileiro exerça o direito de saber o que está comendo.

3 Comentários Adicionar comentário

BABDETTI DA CÂMARA says:

ÓTIMO!!!
E, como pessoas esclarecidas que somos, não vamos acumular pesos nas nossas consciências, votando em CANDIDATOS A PRESID...

Enviado 28 - out - 2010 às 14:53 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

Aqualung says:

Se todas as pessoas se mobilizassem e cobrassem de maneira honroza e efetiva daqueles que nos "representam" no governo do país, eu acre...

Enviado 26 - out - 2010 às 13:02 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

gusto says:

Como podemos cobrar que os candidatos a presidencia sigam essa lista?

Enviado 20 - out - 2010 às 14:21 Denunciar abuso Reply

1 - 3 de 3 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.