Queremos pontes, não muros!

Notícia - 18 - jan - 2017
Frente à perspectiva do novo governo Trump, movimento #BridgesNotWalls alerta que o mundo necessita de mais conexão entre as pessoas ao invés de fortalecer divisões

Protesto de estudantes nos Estados Unidos.

 

Após um ano que marcou o mundo inteiro com políticas de ódio, medo e que incitam a divisão, Donald Trump será empossado o 45º Presidente dos Estados Unidos. O evento acontece na próxima semana, e não vamos deixar passar em branco.

No dia 20 de janeiro, o Greenpeace, ao lado de seus parceiros e colaboradores, participará de um movimento global para enviar uma mensagem alta e clara sobre conexão ao invés de divisão: #BridgesNotWalls, que em português significa, em tradução livre, #PontesNãoMuros. A hashtag faz menção à promessa de Trump de construir um muro para dividir os EUA do México.

Neste dia, juntos, vamos estender banners e levantar cartazes em pontes de todo o mundo para mandar uma mensagem de esperança. Escreva sua mensagem e registre seu protesto. Quando for postar nas redes sociais, não esqueça da hashtag global #BridgesNotWalls.

São tempos assustadores. Um punhado de políticos e empresas gigantes – incluindo algumas das maiores poluidoras do planeta – continua a lucrar fortunas enquanto as pessoas ficam com medo e divididas uma das outras.

2016 foi um ano de muita coragem e conectividade

Pessoas do mundo inteiro se juntaram à luta do povo Munduruku para impedir a construção de uma usina hidrelétrica no coração da Amazônia. O presidente Barack Obama expulsou empresas de exploração de petróleo do Ártico depois de anos de protestos públicos. Defensores da água de Standing Rock inspiraram ondas de solidariedade e conseguiram impor uma série de atrasos à instalação de oleodutos em Dakota, EUA. Pessoas de todos os tipos e lugares descobriram uma maneira de ajudar os refugiados que fugiam da violência e devastação.

Indígenas participam de protesto na capital Washington, Estados Unidos.

Nós do Greenpeace estamos rejeitando a mensagem de que há mais divisão do que união entre todos nós. As pequenas coisas que cada um de nós fazemos todos os dias para construir comunidades mais verdes, pacíficas e justas – os bilhões de atos de coragem – contam uma história muito diferente. E é nossa tarefa assegurar que essa história ganhe.

Dias 19 e 20 de janeiro, pessoas de todos os lugares do mundo vão ocupar pontes para mostrar que existe sim um compromisso em construir solidariedade entre um e outro. Só assim será possível lutar pelo mundo em que acreditamos.

#BridgesNotWalls vai mostrar que o nosso futuro – e o do planeta – depende da união de comunidades e da contínua demonstração de nosso compromisso com a solidariedade, os direitos humanos, os direitos das mulheres, igualdade, paz e atenção às pessoas e lugares mais ameaçados pela injustiça.